Semana Santa inicia com alertas de tempo severo e frio na Região Sul

A formação de uma frente fria sobre a Região Sul traz o potencial de tempo severo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná no início desta Semana Santa.

Semana Santa com avanço de uma frente fria. Há alerta de tempo severo nos três estado da Região Sul. Chegada de massa de ar frio também é destaque.
Semana Santa com avanço de uma frente fria. Há alerta de tempo severo nos três estado da Região Sul. Chegada de massa de ar frio também é destaque.

Intensa virada do tempo está prevista para o início desta Semana Santa na Região Sul. A formação de um frente fria e seu avanço até o Sudeste deixa alertas de tempo severo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

Com o avanço do sistema frontal, uma massa de ar frio também passa a influenciar e resulta na queda das temperaturas a partir da terça-feira (12). Confira a seguir os detalhes e os alertas de tempo severo.

Frente fria e os alertas de tempo severo na Região Sul

Ao longo da madrugada de segunda-feira (11) uma região de cavado contribui para a manutenção e intensificação das instabilidades e para chuvas de moderada a forte intensidade no oeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Na porção central gaúcha, bem como, no sul catarinense, pancadas isoladas acompanhadas de trovoadas podem ocorrer.

Já no início da manhã, o desenvolvimento e espalhamento das instabilidades acontece. Há alerta de tempo severo pela manhã em todo o norte, centro, oeste e região da Campanha do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina, sudoeste, oeste, noroeste e norte do Paraná.

Os eventos de tempo severo ocorrem na segunda e na terça-feira e não se descarta a formação de linhas de instabilidade que podem provocar ventos de 100 km/h.

A partir da tarde as instabilidades se espalham por praticamente toda a Região Sul, com exceção do leste do Paraná e do extremo norte de Santa Catarina. Assim, há alerta de chuvas intensas e temporais para as demais regiões do Sul. Em Porto Alegre, os temporais já podem ocorrer entre o início e o meio da tarde. No período da noite, as chuvas intensas se concentram no leste e norte catarinenses, sul e leste paranaenses e no noroeste gaúcho.

Na terça-feira (12), a frente fria já se encontra formada sobre a Região Sul. Pela manhã, alerta de chuvas de moderada a forte intensidade e temporais no norte e centro-leste do Rio Grande do Sul, em todas as regiões catarinenses, no sul, metade oeste e norte do Paraná.

No restante do dia, o tempo continua chuvoso, com redução da intensidade no Rio Grande do Sul e manutenção da precipitação moderada e forte nos demais estados. A redução ocorre somente a partir do fim da tarde na maioria das regiões, no entanto, no oeste de Santa Catarina, oeste, noroeste e norte do Paraná, ainda há potencial para eventos intensos.

Até a quarta-feira os acumulados podem passar dos 130 mm desde o norte do Rio Grande do Sul até o noroeste do Paraná.

Na quarta-feira (13), a frente fria já se desloca para a Região Sudeste, mas no período da manhã, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no norte catarinense, leste e norte do Paraná. No sul de Santa Catarina, norte e leste do Rio Grande do Sul, uma pequena região de cavado contribui para a manutenção do tempo instável e para chuvas de fraca intensidade.

No período da tarde, a massa de ar frio já avança e contribui para o tempo mais firme em praticamente toda a Região. Previsão de tempo nublado e com chuva fraca no leste de Santa Catarina e do Paraná. Instabilidades ainda podem provocar precipitação mais intensa no noroeste paranaense.

O avanço da massa de ar frio

Com a formação e avanço da frente fria, uma massa de ar frio passa atuar nesta semana na Região Sul. O seu avanço se dá a partir da terça-feira (12), com queda das temperaturas no período da tarde, proporcionando o registro das temperaturas mínimas no período da noite. O ar frio consegue atuar somente na metade sul e toda a porção norte do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (13), o ar frio avança gradativamente e a partir do meio da tarde chega ao estado de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná. No período da noite, as mínimas são novamente registradas e ficam em torno dos 13°C ainda na região da Campanha no território gaúcho.

Mínimas no sábado (16) tendem a serem as menores do feriado.
Mínimas no sábado (16) tendem a serem as menores do feriado.

Mas é a partir de quinta-feira (14), que a tendência é de mais frio, com menores mínimas sendo registradas no sábado (16). Mínimas de 14°C em Porto Alegre, de 9°C a 10°C na Campanha Gaúcha e de 6°C a 8°C na Serra Gaúcha. Em Florianópolis, mínima de 17°C, de 6°C a 7°C no Oeste Catarinense e de 3°C a 5°C na Serra Catarinense. No Paraná, as temperaturas ficam mais amenas. Mínimas de 12°C em Curitiba, de 12°C a 13°C no sul do estado, de 14°C a 16°C no oeste e de 17°C a 18°C no norte.