Semana Santa inicia com alertas de tempo severo e frio na Região Sul

A formação de uma frente fria sobre a Região Sul traz o potencial de tempo severo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná no início desta Semana Santa.

tempo severo e alertas para a Região Sul
Semana Santa com avanço de uma frente fria. Há alerta de tempo severo nos três estado da Região Sul. Chegada de massa de ar frio também é destaque.

Intensa virada do tempo está prevista para o início desta Semana Santa na Região Sul. A formação de um frente fria e seu avanço até o Sudeste deixa alertas de tempo severo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

Com o avanço do sistema frontal, uma massa de ar frio também passa a influenciar e resulta na queda das temperaturas a partir da terça-feira (12). Confira a seguir os detalhes e os alertas de tempo severo.

Frente fria e os alertas de tempo severo na Região Sul

Ao longo da madrugada de segunda-feira (11) uma região de cavado contribui para a manutenção e intensificação das instabilidades e para chuvas de moderada a forte intensidade no oeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Na porção central gaúcha, bem como, no sul catarinense, pancadas isoladas acompanhadas de trovoadas podem ocorrer.

Já no início da manhã, o desenvolvimento e espalhamento das instabilidades acontece. Há alerta de tempo severo pela manhã em todo o norte, centro, oeste e região da Campanha do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina, sudoeste, oeste, noroeste e norte do Paraná.

Os eventos de tempo severo ocorrem na segunda e na terça-feira e não se descarta a formação de linhas de instabilidade que podem provocar ventos de 100 km/h.

A partir da tarde as instabilidades se espalham por praticamente toda a Região Sul, com exceção do leste do Paraná e do extremo norte de Santa Catarina. Assim, há alerta de chuvas intensas e temporais para as demais regiões do Sul. Em Porto Alegre, os temporais já podem ocorrer entre o início e o meio da tarde. No período da noite, as chuvas intensas se concentram no leste e norte catarinenses, sul e leste paranaenses e no noroeste gaúcho.

Na terça-feira (12), a frente fria já se encontra formada sobre a Região Sul. Pela manhã, alerta de chuvas de moderada a forte intensidade e temporais no norte e centro-leste do Rio Grande do Sul, em todas as regiões catarinenses, no sul, metade oeste e norte do Paraná.

No restante do dia, o tempo continua chuvoso, com redução da intensidade no Rio Grande do Sul e manutenção da precipitação moderada e forte nos demais estados. A redução ocorre somente a partir do fim da tarde na maioria das regiões, no entanto, no oeste de Santa Catarina, oeste, noroeste e norte do Paraná, ainda há potencial para eventos intensos.

Até a quarta-feira os acumulados podem passar dos 130 mm desde o norte do Rio Grande do Sul até o noroeste do Paraná.

Na quarta-feira (13), a frente fria já se desloca para a Região Sudeste, mas no período da manhã, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no norte catarinense, leste e norte do Paraná. No sul de Santa Catarina, norte e leste do Rio Grande do Sul, uma pequena região de cavado contribui para a manutenção do tempo instável e para chuvas de fraca intensidade.

No período da tarde, a massa de ar frio já avança e contribui para o tempo mais firme em praticamente toda a Região. Previsão de tempo nublado e com chuva fraca no leste de Santa Catarina e do Paraná. Instabilidades ainda podem provocar precipitação mais intensa no noroeste paranaense.

O avanço da massa de ar frio

Com a formação e avanço da frente fria, uma massa de ar frio passa atuar nesta semana na Região Sul. O seu avanço se dá a partir da terça-feira (12), com queda das temperaturas no período da tarde, proporcionando o registro das temperaturas mínimas no período da noite. O ar frio consegue atuar somente na metade sul e toda a porção norte do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (13), o ar frio avança gradativamente e a partir do meio da tarde chega ao estado de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná. No período da noite, as mínimas são novamente registradas e ficam em torno dos 13°C ainda na região da Campanha no território gaúcho.

frio na Páscoa
Mínimas no sábado (16) tendem a serem as menores do feriado.

Mas é a partir de quinta-feira (14), que a tendência é de mais frio, com menores mínimas sendo registradas no sábado (16). Mínimas de 14°C em Porto Alegre, de 9°C a 10°C na Campanha Gaúcha e de 6°C a 8°C na Serra Gaúcha. Em Florianópolis, mínima de 17°C, de 6°C a 7°C no Oeste Catarinense e de 3°C a 5°C na Serra Catarinense. No Paraná, as temperaturas ficam mais amenas. Mínimas de 12°C em Curitiba, de 12°C a 13°C no sul do estado, de 14°C a 16°C no oeste e de 17°C a 18°C no norte.