Massa de ar frio derruba as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste

Apesar da semana santa ter começado mais quente, as temperaturas prometem despencar nos próximos dias no Sul e Sudeste do país. Em algumas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina as temperaturas poderão ficar próximas de 0°C com possibilidade de geada!

Frio feriado Páscoa
Uma poderosa massa de ar polar derrubará as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil nesse feriado.

A semana santa começou com tempo quente e abafado em grande parte do Brasil, ainda com características de verão. Porém, não se iludam, a partir de hoje o tempo vai virar no Centro-Sul do Brasil com a chegada de uma massa de ar fria polar que nos recordará que o outono já chegou!

Feriado de Páscoa deverá ser marcado pelo frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil!

Na segunda-feira (11) as temperaturas máximas chegaram em 30°C em várias cidades do Sul e Sudeste. Esse tempo quente é consequência do efeito de pré-frontal, que precede a chegada de uma frente fria, onde um escoamento de noroeste traz ar quente e úmido da região tropical para essas regiões no sul do Brasil.

Esse ar quente e úmido ao encontrar condições dinâmicas favoráveis, como a presença de um cavado em médios níveis da atmosfera, favorece a formação de núcleos intensos de chuva, como os que ocorreram no início desta semana no oeste da região Sul.

Com a organização dessas instabilidades e a formação de um ciclone no Atlântico, uma frente fria tomou forma sobre o extremo sul do país nesta terça-feira (12) e ela deverá avançar para norte nos próximos dias, levando chuvas para o Sul e Sudeste. Logo na retaguarda dessa frente, um anticiclone será o responsável por empurrar uma massa de ar polar pelo sul do Brasil e ela será responsável pela queda das temperaturas!

Como será o frio na Região Sul?

Na noite desta terça-feira e madrugada de quarta o ar frio entrará pelo sul do Rio Grande do Sul, que já terá uma manhã mais fria na quarta-feira (13). As máximas também não serão tão altas, ficando na casa dos 20°C em cidades como Bagé, Uruguaiana, Rio Grande e Santa Maria.

Porém, será a partir de quinta-feira que o frio ganhará força! Com o avanço da frente fria para norte, a alta pós frontal avançará pelo continente com sua poderosa esteira de ventos de sul. Entre quinta (14) e sexta-feira (15) diversas cidades do Rio Grande do Sul registrarão temperaturas de apenas um dígito, principalmente nas regiões da serra gaúcha e catarinense. Inclusive, na manhã de sexta-feira há possibilidade de geada nessas regiões, com temperaturas mínimas de até 3ºC!

Cidades
Quinta - 14/04
T. Máx. / T. mín
Sexta - 15/04
T. Máx. / T. mín
Sábado - 16/04
T. Máx. / T. mín
São Joaquim (SC) 14 °C / 4°C13°C / 4 °C16°C / 5°C
Urubici (SC) 18°C / 7°C 17°C / 7°C 19 °C / 7°C
Bom Jardim da Serra (SC) 14°C / 5°C 14°C / 5°C 15°C / 6°C
Urupema (SC)15 °C / 4°C 15°C / 4°C 16°C / 5°C
Bento Gonçalves (RS)17 °C / 9°C 17°C / 7°C 17°C / 8°C
Caxias do Sul (RS)15°C / 7°C 15°C / 7°C 15°C / 8°C
Gramado (RS)14°C / 8°C 15°C / 8°C 15°C / 9°C
Vacaria (RS)15°C / 6°C 15°C / 6°C 16°C / 7°C
Temperaturas máximas (T. MÁX) e mínimas (T. MÍN) previstas para algumas cidades das serras catarinense e gaúcha

No Paraná as menores temperaturas deverão ocorrer entre sexta e sábado (16). A capital Curitiba deve registrar temperaturas de 9 e 7°C nas manhãs de sexta e sábado, respectivamente, com máximas próximas à 19°C. O mesmo é esperado para cidades mais no interior do estado, como Ponta Grossa.

Como será o frio na Região Sudeste?

No Sudeste a virada do tempo deve ocorrer entre quarta e quinta-feira. Primeiro as temperaturas deverão cair principalmente em consequência das chuvas que chegarão ao estado de São Paulo na quarta-feira.

A quinta-feira deve começar mais fria e as máximas não passarão de 20°C na capital paulista em decorrência da nebulosidade e dos ventos de sul que já estarão atuando. Porém, o frio mais intenso ocorrerá entre quinta e sexta-feira, com temperaturas mínimas próximas de 10°C e máximas de 18°C. O frio inclusive deverá diminuir as temperaturas no interior do estado que verá suas mínimas entre 12 a 15°C.

Nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo a frente fria provocará chuvas entre quinta e sexta-feira. Na sexta-feira as temperaturas já devem cair nesses estados, na cidade do Rio de Janeiro a máxima será de 24°C e em Belo Horizonte de 23°C. No fim de semana o frio continua, com temperaturas mínimas próximas dos 10ºC!