Calor no outono: veranico no Sul e temperaturas acima de 30°C para todas as regiões do Brasil

Após dias de frio mais intenso no centro-sul do Brasil e de uma massa de ar frio que avança até o Nordeste, o calor pode retornar e máximas acima dos 30°C podem ser registradas em todas as regiões do Brasil!

calor baixa umidade outono onda de calor
As temperaturas vão aumentar nas próximas semanas e o calor vai retornar para praticamente todo o Brasil.

O calor ainda será sentido em boa parte do Brasil nas próximas semanas! Em pleno outono, com frequência de massa de ar frio avançando pelo país e cada vez mais próximo do inverno, é difícil de acreditar que ainda podemos ter uma massa de ar quente atingindo todo o Brasil, mas é exatamente o que vai acontecer e há sim uma explicação!

Um período seco e quente de mais de 5 dias durante um período de chuva é chamado de veranico. Nessa época do ano, a denominação pode ser aplicada à Região Sul, principalmente ao Rio Grande do Sul.

Para quem nos acompanha sempre, já deve desconfiar da resposta. Se você pensou que as culpadas por esse padrão mais quente são as oscilações Antártica (AAO) e de Madden-Julian (MJO), acertou!

oscilação antártica clima
Registro e previsão do para o comportamento da Oscilação Antártica (AAO).

A AAO, apesar de seguir com uma tendência negativa, atua positiva até a próxima semana, passando para neutra mais para o fim do mês. Além disso, a MJO vai atuar na fase 6, que nessa época do ano, contribui para a supressão das chuvas no Sul.

madden-julian
Registro e previsão do modelo ECMWF para o comportamento da Madden-Julian (MJO).

Assim, a combinação do comportamento desses fatores dificulta o avanço de sistemas pelo centro-sul do Brasil, os mantendo no mais na Região Sul ou até mesmo ao sul do Rio Grande do Sul. É exatamente esse padrão que o modelo ECMWF mostra na sua última atualização do médio prazo divulgada no dia 15 de maio.

Anomalias de precipitação e temperaturas do modelo ECMWF

O modelo ECMWF de médio prazo é atualizado toda segunda e quinta-feira. A última atualização representa muito bem o comportamento da AAO e da MJO para a última semana de maio.

As altas temperaturas nessa época do ano, que já representa a estação seca em boa parte do Brasil, contribui para a redução da umidade do ar e potencializa o risco para alergias e problemas respiratórios.

As anomalias de precipitação e temperaturas trazem o reflexo de um padrão que poderia corresponder ao de um bloqueio atmosférico. Anomalias negativas de precipitação em boa parte do Brasil, sendo mais intensas no extremo norte do país e entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com anomalias positivas no leste do Nordeste e entre o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai.

bloqueio em maio
Anomalia de precipitação para a última semana de maio, segundo o modelo ECMWF.

Muito provavelmente se trata de um sistema frontal ou uma baixa pressão que não consegue avançar pelo centro-sul do Brasil impedidos pela aproximação do continente da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), o que acaba por favorecer o transporte de umidade para o leste do Nordeste.

onda de calor em maio
Anomalia de temperatura para a última semana de maio, segundo o modelo ECMWF.

As anomalias de temperaturas mostram uma região mais aquecida entre a região Sul, o Mato Grosso do Sul, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. As anomalias positivas se espalham com menor intensidade por boa parte do Brasil Central e Região Norte.

calor no outono onda de calor
Temperaturas máximas previstas para o dia 24 de maio traz potencial para valores acima dos 30°C até na Região Sul.

Esse padrão corresponde ao empoçamento do ar quente mais no centro-sul do Brasil com combinação de um sistema de precipitação mais ao sul e da atuação dos ventos de norte. Já em parte do Nordeste e do norte do Sudeste, as anomalias negativas evidenciam o aumento da umidade.