Semana de temperaturas em elevação e predomínio do tempo seco

Nesta semana o tempo seco predomina em praticamente todo o Brasil. As temperaturas entram em elevação no Centro-Sul. Previsão de chuva somente nos extremos norte e sul do país e em parte da faixa leste.

Tempo seco predomina sobre boa parte do país neste semana. Chuvas somente nos extremos sul e norte e no leste do Nordeste.

No decorrer seta semana, a presença de baixas pressões e sistemas frontais sobre o Uruguai contribui para o aumento da nebulosidade na Região Sul e para a ocorrência de chuva em parte do Rio Grande do Sul. Os ventos passam a atuar de norte e as temperaturas se elevam no Centro-Sul do país. No leste do Nordeste, os ventos de leste se mantêm atuantes, levando umidade do oceano em direção ao continente. Seguimos com os detalhes a seguir.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (10) uma baixa pressão e uma área de cavado na altura do Uruguai, contribuem para o aumento da nebulosidade no Rio Grande do Sul e para as chuvas já pela manhã no sul do estado. No decorrer do dia, o sistema se mantém sobre o país vizinho e as chuvas ocorrem de forma isolada no sul e oeste gaúchos. Nas demais áreas da Região Sul, o tempo segue firme e ensolarado na maior parte das regiões, com exceção para o leste catarinense, onde o sol aparece entre muitas nuvens. As temperaturas se elevam, promovendo uma sensação mais agradável.

No Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste, o tempo continua seco. Aumento da nebulosidade na metade leste de Minas Gerais e tempo nublado e com chuva no Espírito Santo. No Nordeste, chuva fraca a moderada em toda faixa leste, oscilando com períodos de melhoria. Maiores acumulados ocorrem no Rio Grande do Norte e entre Salvador e Maceió.

Na terça-feira (11) sem grandes novidades. O tempo seco continua em boa parte do país e o tempo nublado e com chuva de fraca a moderada intensidade se mantém na faixa leste, que vai desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Norte. No Sul, um sistema frontal atuar sobre o Uruguai e contribui para chuvas no sul do Rio Grande do Sul pela manhã. Na parte da tarde o tempo fica firme e as temperaturas se levam em toda a Região Sul, mantendo a sensação agradável ao longo do dia.

Na quarta-feira (12) mais um dia com poucas mudanças. O tempo seco continua a atuar sobre o Centro-Oeste e em boa parte das regiões Sul e Sudeste. Previsão de chuva fraca pela manhã no sul do Rio Grande do Sul e, a partir da tarde, há risco de pancadas de forte intensidade na metade sul do estado. Do norte do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, com chuvas ao longo do dia alternando de intensidade, sendo mais intensas pela manhã e no fim do dia.

Na quinta (13) e na sexta-feira (14), as condições do tempo por todo o Brasil continuam sem grandes mudanças, com temperaturas em elevação no Centro-Sul e chuvas concentradas no sul e oeste do Rio Grande do Sul e no extremo norte do país. A única mudança é a diminuição das chuvas no leste do Nordeste, onde há diminuição da abrangência e condições de tempo mais firme.