Semana de frio, calor, temporais e chuvas volumosas pelo Brasil

Nesta semana há previsão de frio no Sul e calor no restante do Brasil. Em relação a chuva, há risco de temporais em todas as regiões, com maiores acumulados para a Região Sul e o Nordeste.

Semana de contraste no Brasil! Frio e chuva no Sul, calor no Sudeste e Centro-Oeste e chuvas volumosas no Nordeste.

Esta semana será de contraste no Brasil. Uma frente fria e uma massa de ar polar atuam na Sul e proporcionando bastante chuva e frio para a região. Já no Centro-Oeste e no Sudeste as temperaturas ficam mais elevadas e a sensação será de calor. Já no Nordeste, a ZCIT continua atuante na faixa norte da Região. Mais para o fim da semana uma nova frente fria passa a atuar no Brasil. A seguir os detalhes da previsão.

O tempo na segunda e na terça-feira

Nesta segunda-feira (22), frio e chuva na Região Sul. No Rio Grande do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens em todo o estado com previsão de chuva fraca somente no extremo norte. Sensação de frio em todas as regiões gaúchas. Em Santa Catarina e no Paraná, uma frente fria mantém o dia chuvoso e frio no centro-leste catarinense e em todas as regiões paranaenses. No oeste de Santa Catarina, ocorrem ao longo da tarde.

No Centro-Oeste, a frente fria também deixa o tempo instável e bastante chuvoso no Mato Grosso do Sul e na metade oeste do Mato Grosso. Há risco de temporais entre o fim da manhã e o início da tarde. Em Goiás a previsão é de pancadas isoladas a partir do meio da tarde. No Sudeste, a sensação é de calor ao longo do dia com previsão de pancadas isoladas mais para o fim da tarde. No estado de São Paulo e na porção central de Minas Gerais, há risco para temporais localizados.

No Nordeste, a ZCIT mantém o tempo chuvoso em toda a faixa norte. Já na faixa leste, as chuvas ocorrem a partir da tarde e com maior intensidade à noite, devido à circulação dos ventos que transportam umidade do oceano em direção ao continente. No sul e oeste da Bahia e no sul dos estados do Maranhão e do Piauí, a previsão é de pancadas a partir do meio da tarde.

Na terça-feira (23) a massa de ar polar se desloca mais para o oceano, mas os ventos de sul conseguem transportar o ar mais frio até o leste paulista e o Rio de Janeiro, contribuindo para uma sensação mais amena ao longo do dia. Tempo nublado e chuvoso no leste de Santa Catarina e do Paraná, e no sul de São Paulo.

Na parte da tarde, passa a chover com fraca a moderada intensidade no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. Nas demais localidades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, previsão de pancadas isoladas na parte da tarde. Já no Nordeste, sem grandes mudanças, apenas aumento das chuvas no leste da Região, entre Salvador e Natal.

Tendência para o restante da semana

Na quarta-feira (24) as chuvas diminuem e se ocorrem de forma mais isolada na porção mais central do país. Já em todo o litoral do Nordeste, a previsão é de aumento das chuvas e o potencial para alagamentos também aumenta. O calor volta a ser destaque para no Sudeste e no Centro-Oeste.

No Sul uma nova frente fria começa a se formar sobre a Região Sul e traz potencial para temporais e chuvas volumosas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na noite de quarta e na madrugada de quinta-feira (25). Na sexta-feira (26) as chuvas ocorrem de forma generalizada na Região Sul com risco de temporais nos três estados. A tendência, até o momento, é de que essa condição instável se mantenha ao longo do fim de semana e se estenda para o Centro-Oeste e para o Sudeste.