Semana de chuvas volumosas para o Centro-Sul do Brasil

A combinação da Zona de Convergência Intertopical (ZCIT), com os sistemas frontais e centros de baixa pressão que atuam no litoral do Sudeste farão com que essa seja uma semana bem chuvosa para parte do Nordeste e para o Centro-Sul do Brasil.

Tempestades no Brasil
Chuvas volumosas e tempestades de verão são esperadas para grande parte do país durante esta semana.

O mês de fevereiro começou chuvoso para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e norte do Nordeste do Brasil. A passagem de uma frente fria no litoral Sudeste favoreceu a formação de áreas de instabilidade principalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo nesse final de semana (01 e 02/02).

A cidade de Barueri, no interior de São Paulo, sofreu com a pior enchente dos últimos anos, quando todas as regiões da cidade registraram pontos de alagamentos após a chuva desse sábado (01/02). No litoral, a cidade de Peruíbe registrou um acumulado de 82.75 mm em apenas 6 horas.

A grande Belo Horizonte, que já havia sofrido com os temporais de terça-feira (28/01), também voltou a ficar em alerta devido as chuvas de sábado. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a região centro-sul da cidade registrou em apenas uma hora um acumulado de 87.6 mm, o que corresponde a 48% da média histórica do mês de fevereiro.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), por estar atuando mais a sul, colaborou com a ocorrência de grandes volumes de chuva no norte da região Nordeste. No Ceará, a cidade de Limoeiro do Norte registrou uma chuva de 100 mm entre as 7h de sábado e 7h de domingo, já a capital Fortaleza registrou 62.2 mm.

Previsão para os próximos dias

Nessa segunda-feira, apesar de já estar distante do continente, a frente fria continuará mantendo as instabilidades em quase todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com muita nebulosidade e probabilidade de chuva a qualquer momento do dia. O alerta de chuvas mais volumosas vai principalmente para o litoral paulista, cidades como Santos, Guarujá, Peruíbe, Caraguatatuba e Bertioga devem receber acumulados da ordem de 20 a 100 mm.

O dia deve começar nublado também no Paraná e leste de Santa Catarina, com probabilidade de pancadas de chuva durante a tarde. Nas demais regiões do Brasil as chuvas devem ocorrer durante a tarde, como normalmente ocorre durante o verão. Somente o Rio Grande do Sul, Roraima, o norte de Minas Gerais e Espírito Santo, terão o dia mais estável, com mais aberturas de sol e poucas chuvas.

Na terça-feira (04/02) as condições atmosféricas colaborarão para a formação de um centro de baixa pressão no litoral do Sudeste, que favorecerá a manutenção das chuvas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Rio de Janeiro, litoral do Paraná e Santa Catarina. As chuvas devem ocorrer também em grande parte do Brasil central e Nordeste, incluindo a região da Matopiba. Na quarta-feira (05/02) o mesmo padrão se mantém. Para este dia o alerta de chuvas mais volumosas vai principalmente paras as cidades do litoral sul do Rio de Janeiro.

Tendência para o final da semana

Até sexta-feira o padrão atmosférico de chuvas não deve mudar muito sobre o Brasil. As chuvas mais volumosas continuarão ocorrendo sobre Centro-Sul do Brasil, principalmente na faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, enquanto o extremo sul (Rio Grande do Sul), extremo norte do Brasil (Roraima) e a faixa leste do litoral do Nordeste terão pouca chuva acumulada. As chuvas passarão a dar uma trégua a partir de sábado (08/02) para os estado do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.