Semana com aumento do frio no Sul e formação de ciclone extratropical

A primeira semana de Junho será marcada pela queda de temperatura Sul e pela formação de um ciclone extratropical que pode contribuir para chuvas torrenciais no Centro-Sul.

Ciclone extratropical no Sul, frio no Sul
A primeira semana de Junho será marcada pelo avanço de uma massa de ar polar pelo RS e pela formação de um ciclone extratropical.

Neste fim de semana uma frente fraca intensidade avançou pelo Rio Grande do Sul, provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva, condição esta que também atingiu o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.

A partir dos próximos dias esse sistema consegue avançar até o estado do Paraná, Mato Grosso do Sul, favorecendo também à incursão de outra massa de ar polar, que derruba as temperaturas na Região Sul. Na segunda parte da semana, uma sistema de baixa pressão começa a se formar e chuvas intensas são esperadas no Centro-Sul.

Destaques e alertas

Nesta segunda-feira (01), a frente fria atua no estado de Santa Catarina e do Paraná, deixando o tempo nublado nestes estados, no sul e oeste de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, com chuva fraca e isolada ocorrendo pela manhã. À noite uma região de cavado intensifica o desenvolvimento das instabilidades e chuvas moderadas acompanhadas de trovoadas atingem o norte catarinense, o centro-leste e norte do Paraná, o leste do Mato Grosso do Sul, sul e o oeste paulistas.

Devido ao deslocamento mais para norte do sistema frontal, a massa de ar polar passa a atuar no Rio Grande do Sul, contribuindo para o tempo firme em boa parte do estado e, principalmente, para a queda das temperaturas ao longo do dia, que também ocorrem nos demais estado do Sul devido ao transporte do ar mais frio pela circulação de sul.

Na terça-feira (02), devido à intensificação do cavado e seu deslocamento mais para norte, chuvas de moderada à forte intensidade ocorrem já pela manhã no oeste, centro e leste do estado de São Paulo. No leste do Paraná e de Santa Catarina, chove com menor intensidade. No restante do dia, o tempo instável se mantém nessas áreas, com manutenção das chuvas no leste e sul paulistas e no leste paranaense.

Na quarta-feira (03), o sistema frontal já se encontra muito afastado e a região de cavado, muito enfraquecida. Tempo mais firme em todo o Centro-Sul, com céu mais fechado na faixa leste que vai de Santa Catarina até o Rio de Janeiro, com possibilidade de chuvas muito fraca. As temperaturas continuam baixas, porém sofrem pequena elevação devido ao afastamento da massa de ar polar.

A formação do ciclone extratropical

No decorrer da madrugada de quinta-feira (04), uma região de cavado começa a se intensificar no sul do Paraguai, no leste da Argentina e no noroeste do Rio Grande do Sul. Previsão de chuvas intensas já no início da manhã no oeste gaúcho e nas Missões. No decorrer do período o sistema se desloca para leste e o temporais passam a atingir o norte do gaúcho o sul e oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. As chuvas se intensificam e se espalham à partir da tarde para o centro-sul catarinense e noroeste do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira (05), uma baixa pressão se forma sobre o leste argentino, o oeste do Rio Grande do Sul e o Uruguai. No decorrer do dia, o sistema se intensifica e dá origem à um ciclone extratropical com sua frente fria associada. São esperado volumes elevados em praticamente toda a Região Sul, com potencial para transtornos. Essa previsão se trata de uma tendência e está sujeita a mudanças nos próximos dias.