Semana começa com risco de tempestades e chuvas volumosas no Sudeste. INMET emite avisos de elevado acumulado de chuva

A segunda-feira será com risco de chuvas volumosas e tempestades no Sudeste. INMET emitiu avisos de “Risco Extremo” de acumulado de chuva e “Risco Significativo” de tempestades. Confira aqui os detalhes da previsão.

O processo de formação de um ciclone extratropical e de frente fria associada vem proporcionando chuvas intensas e tempestades na Região Sul e no leste do Sudeste, bem como tempestades e pancadas isoladas na porção central do Brasil.

Os impactos negativos atingiram mais os estados do Sul, com alagamentos, inundações, enxurradas e desmoronamento de casas em virtude do elevado acumulado e do aumento expressivo do nível dos rios. Desde a sexta-feira (06), segundo os pluviômetros do INMET e do Cemaden, os maiores acumulados variaram de 50 a 115 mm no norte do Rio Grande do Sul, de 70 a 164 mm no estado de Santa Catarina e de 80 a 120 mm no Paraná.

No Sudeste, as chuvas ocorreram de forma intensa no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com acumulados de quase 100 mm, sendo mais expressivos no leste paulista.

No início desta semana, as chuvas diminuem quase que completamente na Região Sul, com ocorrências de fraca intensidade ou na forma de chuvisco no leste de Santa Catarina e do Paraná. Já no estado de São Paulo, parte da segunda-feira (09) ainda será com ocorrência de chuvas mais intensas. A seguir trazemos os detalhes.

Alertas de elevado acumulado e de tempestades na Região Sudeste

A formação do ciclone extratropical se conclui na noite deste domingo (08), com o sistema se localizando próximo à costa do estado de São Paulo, o que proporciona o deslocamento das instabilidades para o território paulista e parte de Minas Gerais. Assim, no período da noite há alerta de chuvas intensas e tempestades em praticamente todo o estado de São Paulo e no oeste da região do Triângulo Mineiro.

As chuvas intensas no estado de São Paulo e as tempestades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro podem provocar alagamento e inundações repentinas.

Essa condição se mantém ao longo da madrugada da segunda-feira (09), com chuvas passando a ocorrer também no litoral norte paulista e na região do Vale do Paraíba. Há potencial para alagamentos e inundações principalmente no leste de São Paulo e nas regiões próximas ao estado do Paraná.

alertas avisos INMET
INMET emite avisos de "Risco Extremo" de acumulado de chuva em São Paulo e de "Risco Significativo e Moderado" para demais estados do Sudeste.

Por volta do início da manhã, as chuvas diminuem de intensidade e ocorrem de forma mais pontual. Mesmo assim, há potencial para precipitação moderada no norte e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no sul de Minas Gerais.

Com o afastamento do ciclone para o oceano, a sua frente fria associada consegue atuar mais sobre o Sudeste e, assim, as instabilidades voltam a ganhar intensidade no período da tarde. Alerta de chuvas intensas e tempestades no norte e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul e sudeste de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. Na região litorânea, central e metropolitana da capital paulista, a previsão é de chuvas de fraca intensidade. Os alertas se mantêm até o fim do período.

alerta de chuvas intensas
Acumulados podem ficar próximos dos 100 mm no estado de São Paulo até o fim da segunda-feira (09).

No período da noite, a frente fria perde intensidade e as chuvas diminuem consideravelmente na maior parte das localidades. No entanto, na porção central de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira e na região serrana do Rio de Janeiro, ainda há risco de chuvas intensas.

Na terça-feira (10), o potencial de chuvas diminui bastante, com o afastamento da massa de ar frio e a influência da massa de ar frio, que contribui para o tempo nublado e com chuva fraca e chuvisco no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. No período da tarde, na porção central de Minas Gerais e na Região do Triângulo Mineiro, há possibilidade de pancadas isoladas, mas sem risco de tempestades severas.