Semana começa com pancadas e risco de temporais no Sudeste e Centro-Oeste

Frente fria se forma e contribui para a organização de umidade desde a Região Norte até o leste do Sudeste no início da semana. As chuvas ocorrem na forma de pancadas e não se descarta o potencial de temporais no Centro-Oeste e no Sudeste.

alertar temporais Centro-Oeste Sudeste
Frente fria se forma e contribui para chuvas intensas e até mesmo para temporais nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Confira aqui os detalhes.

Ao longo deste domingo (02), uma baixa pressão se forma no oceano a sudeste do Rio Grande do Sul e, ao longo da segunda-feira (03), evolui para um ciclone extratropical com sua frente fria associada atuando sobre o Sudeste.

Essa condição contribui para a organização de umidade desde a Região Norte até o leste do Sudeste, com chuvas mais isoladas na porção central do país e mais intensas no oeste da Região Norte e no leste do Sudeste. Há potencial para chuvas de forte intensidade e temporais.

Previsão do tempo para a segunda-feira

A segunda-feira (03) começa com tempo nublado desde o leste de São Paulo até o Espírito Santo e também nas regiões paulistas próximas à divisa com o Paraná, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma isolada.

A formação de uma frente fria aumenta o potencial de chuvas intensas e temporais sobro o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais.

No decorrer da manhã, com a formação da frente fria, as instabilidades ganham intensidade e mais para o fim do período há potencial de temporais no oeste, centro-sul e leste de São Paulo e no sul dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

No período da tarde, as instabilidades passam a atuar no centro-norte e oeste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro. Há potencial para chuvas de forte intensidade e temporais até o fim do dia.

Nas demais regiões mineiras, em Goiás, no Mato Grosso e no nordeste e leste do Mato Grosso do Sul, o período da tarde será marcado por pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais pontuais.

No período da noite, o alerta fica para a porção central de Minas Gerais e estado do Espírito Santo, com potencial de chuvas intensas e temporais que também podem atingir as regiões de Belo Horizonte e de Vitória. No leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro no máximo é prevista chuva fraca. No Centro-Oeste, chuvas ocorrem de forma isolada, mas somente no extremo sul de Goiás e norte do Mato Grosso.

Previsão do tempo para a terça-feira

Na terça-feira (04) a frente fria atua de forma mais costeira sobre o Espírito Santo e leste de Minas Gerais, possibilitando também a influência da massa de ar frio na sua retaguarda, com o transporte de umidade para o oeste de São Paulo e o Rio de Janeiro.

Pela manhã, o tempo fica nublado em todo o centro-leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Terça-feira com chuvas ainda potencial de temporais e maior probabilidade de ocorrência no norte de São Paulo, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

No período da tarde, instabilidades começam a se desenvolver no Brasil Central e, por volta de meados do período, há potencial de pancadas isoladas e de temporais no centro-norte de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, em todo o estado de Minas Gerais, com padrão mais isolado no norte, no sul do Rio de Janeiro, na metade sul de Goiás, no nordeste do mato Grosso do Sul e em praticamente todo o Mato Grosso, com exceção para o sudoeste do estado.

alerta temporais
Pancadas isoladas e temporais atingem o Centro-Leste do país, com maiores volumes ocorrendo no leste do Sudeste.

No período da noite, o risco de chuvas intensas e temporais se mantém para as mesmas áreas e se estende para a região serrana do Rio de Janeiro e para o Espírito Santo. As áreas com maior probabilidade para transtornos são: o sul de Goiás, a região do Triângulo Mineiro, o centro-sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo e a região serrana do Rio de Janeiro.

Previsão do tempo para a quarta-feira

Na quarta-feira (05), a frente fria se afasta e a precipitação se torna mais irregular, com instabilidades se desenvolvendo mais a partir do meio da tarde.

Pela manhã, o tempo fica mais firme em boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste, com nebulosidade concentrada no estado de São Paulo, no centro-leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Chuvas intensas e temporais ocorrem somente no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul, devido à atuação de uma região de cavado.

alerta de temporais e chuvas intensas
Chuvas continuam a ocorrem de forma amis isolada a partir da tarde, mas a região com maior risco de temporais e chuvas intensas é o estado do Mato Grosso do Sul.

A partir do meio da tarde, instabilidades se desenvolvem e provocam pancadas isolada e temporais pontuais na porção central de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no Espírito Santo, no centro-sul de Goiás, incluindo Brasília, o centro-sul e oeste do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde, neste último, as chuvas ocorrem de forma mais abrangentes e intensa.