Semana inicia com calor anômalo e alerta de baixa umidade em boa parte do Brasil; temperaturas podem chegar aos 37°C

O tempo vai seguir firme em praticamente todo o Brasil no início da semana. A elevada amplitude térmica traz potencial de temperaturas próximas dos 40°C e umidade do ar abaixo dos 20%.
O início da semana será de continuidade do tempo seco em praticamente todo o Brasil, com chuvas ocorrendo somente no leste do Nordeste e no extremo norte do país, com acumulados pouco significativos.
O destaque fica para o ganho de força de uma massa de ar quente e seco pelo Brasil, que favorece uma condição anômala para está época do ano, com temperaturas bastante elevadas no período da tarde no centro-norte do Brasil e mais amenas no centro-sul. Vale ressaltar que, mesmo com um fortalecimento do ar quente no centro-sul do país, as temperaturas não ficam elevadas e ainda podem proporcionar sensação de frio.
Atenção! Ao longo da semana, devido à atuação de sistemas de chuva no centro-sul do Brasil, o empoçamento de ar quente e seco no Brasil Central pode agravar os índices de umidade, atingindo patamares muito próximos aos registrados em regiões de deserto.
A grande amplitude térmica é uma característica de uma atmosfera seca, uma vez que o vapor d’água contido na atmosfera está em menor quantidade, resultando em perda de energia mais intensas durante a noite, em comparação aos dias com mais umidade e nebulosidade. Assim, a umidade relativa do ar atinge patamares abaixo dos 20%, muito próximos aos patamares de deserto, abaixo dos 10%.
Segunda-feira
A segunda-feira (21) será de tempo firme em praticamente todo o Brasil, com condição de céu claro ao longo do dia para quase todo o Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, e todo o Centro-Oeste.
No início da manhã, o tempo fica mais fechado na região Central e leste do Rio Grande do Sul, no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná, no sul de São Paulo e em parte do leste do Sudeste, e no leste do Nordeste e norte do Norte. Nas horas seguintes, o tempo firme logo predomina.

A sensação é de frio no centro-sul no período da manhã, com período início com temperaturas de 2 a 15°C na maioria das localidades, e terminando próximas dos 20°C. Já no centro-norte, as mínimas ficam em 15 a 22°C, com localidades iniciando o dia em 24 e 25°C entre o Tocantins e o norte do Nordeste. As temperaturas no fim da manhã podem registrar valores próximos dos 30°C.

É no período da tarde que se registram as condições mais extremas. As temperaturas no Centro-Oeste, na Região Norte e no interior do Nordeste variam de 27 a 37°C nas máximas. No Sul e no Sudeste, a variação é de 21°C a 30°C, com temperaturas mais baixas a partir do sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. As mais elevadas estão previstas para o interior de São Paulo, norte e oeste de Minas Gerais.

A umidade do ar atinge valores baixos e de alerta e boa parte do Brasil, com índices de 17 a pouco mais de 30%, sendo mais baixo e crítico entre o Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Pará, e no interior do Nordeste.
Terça-feira
Na terça-feira (22), as temperaturas apresentam aumento em todo o Brasil, mas o frio continua no período da manhã em boa parte do centro-sul. No Sul, as mínimas variam de 4 a 14°C, sendo mais baixas nas Serra Catarinense e Gaúcha, onde podem ser mais baixas ainda. No Sudeste e sul do Centro-Oeste, as mínimas variam de 11°C a 18°C. No fim da manhã, as temperaturas já conseguem subir mais e ficam entre 20 e 29°C, sendo mais elevadas no interior de São Paulo, oeste de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Já no centro-norte, as temperaturas no fim da manhã já podem atingir os 34°C.

No período da tarde, só não há calor da metade sul do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul devido à influência de uma massa de ar mais fria, que consegue segurar as temperaturas máximas em 21 e 23°C. Já no restante do, as temperaturas variam de 24°C a 38°C.

A umidade do ar continua em patamares de alerta para boa parte do Brasil, com índices críticos, abaixo dos 20%, no Mato Grosso, Goiás , Tocantins, sul do Pará e interior do Nordeste.