Calor de até 40°C e umidade relativa de deserto serão registrados na próxima semana; veja onde

Previsões indicam que as temperaturas irão aumentar em grande parte do centro-norte do país, junto a uma queda expressiva da umidade relativa, que chega a níveis similares aos do Deserto do Saara.

Graças à passagem de uma frente fria e à circulação de ventos e umidade na região equatorial, chuvas estão se formando, neste momento, em apenas três regiões do Brasil:

  • Extremo Sul do país (especialmente no Rio Grande do Sul)
  • Extremo Norte (grande parte dos municípios ao norte do Rio Amazonas)
  • Litoral do Nordeste (especialmente Alagoas e Sergipe)

Além disso, há previsões de temperaturas baixíssimas sendo registradas no Sul e em boa parte do Sudeste ao longo dos próximos dias, devido ao avanço de uma massa de ar frio. Isso caracteriza, nestas regiões, um clima típico de inverno.

No entanto, nos demais estados do centro e do norte do país, o clima tem se mostrado severamente diferente nas últimas semanas. Temperaturas altíssimas estão sendo registradas, além de níveis de umidade relativa muito baixos.

Brasil registrará clima seco de deserto

Nesta última quinta-feira (17), temperaturas superiores a 37°C se formaram em municípios como Manicore (AM), Araguatins (TO) e São Felix do Xingu (PA). As regiões Norte e Nordeste do Brasil, em especial, estão registrando temperaturas muito altas.

Mapa de temperaturas máximas nesta sexta-feira.
Mapa de temperaturas máximas nesta sexta-feira mostra diversos municípios registrando temperaturas altas, de 35°C ou mais, entre o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

Além disso, umidades relativas muito baixas (de 15% ou menos) já estão sendo registradas em municípios como Sete Lagoas (MG), Conceição do Araguaia (PA) e, novamente, São Felix do Xingu (PA).

Estes valores de umidade relativa são extremamente baixos e atingem níveis similares aos do deserto do Saara, onde a umidade relativa costuma variar entre 14% e 20% ao longo do dia.

Essa situação instigou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a emitir avisos de baixa umidade relativa para uma porção gigantesca do país. De acordo com o órgão, a situação traz riscos maiores de incêndios florestais e também pode prejudicar quadros de saúde, especialmente em populações mais vulneráveis.

Mapa de abrangência do alerta do INMET relativo à baixa umidade do ar.
Mapa de abrangência do alerta do INMET relativo à baixa umidade do ar mostra que a situação atinge uma porção gigantesca do centro do país. Umidades relativas podem ficar abaixo dos 15%.

Previsões indicam ainda que a situação vai se agravar ao longo da semana que vem. Até a terça-feira (22), modelos numéricos indicam uma tendência de elevação das temperaturas em 3°C a 5°C em todo o centro-norte do país.

Isso significa que os termômetros chegarão a 38°C de maneira abrangente e, em municípios localizados, podem chegar a valores de até 40°C.

Previsão de temperaturas máximas na próxima terça-feira.
Previsão de temperaturas máximas na próxima terça-feira mostra que diversos estados registrarão temperaturas de 38°C, com alguns municípios localizados podendo chegar a 40°C.

Além disso, até a terça-feira (22) também haverá uma queda expressiva na umidade relativa do país. Durante a tarde, diversos estados registrarão valores baixíssimos de 13% - e alguns municípios podem registrar valores ainda menores, caracterizando situações de perigo.

Num geral, umidades relativas abaixo de 30% já configuram cenários de atenção, onde se deve tomar precauções para evitar problemas de saúde. Alguns dos seus efeitos imediatos são o ressecamento da pele, desconforto agudo nos olhos, boca e nariz e ocorrência de dores de cabeça.

Previsão de umidade relativa mínima na próxima terça-feira.
Previsão de umidade relativa mínima na próxima terça-feira mostra que diversos estados registrarão valores baixíssimos, que chegam a 13% ou menos em alguns municípios localizados.

Por isso, para evitar problemas de saúde ainda maiores ao longo da próxima semana, são sugeridas as seguintes recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite atividades físicas ao ar livre (elas podem se tornar nocivas nestas condições).
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente início da tarde).
  • Use hidratante para pele.
  • Umidifique os ambientes de casa (deixando potes com água e toalhas úmidas expostos ao ar, por exemplo).
  • Evite bebidas diuréticas (como café e álcool).

Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de umidade relativa e temperatura que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada que está disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.