Semana com calor, chuva e muito frio na Região Sul

Neste semana uma frente fria avança pelo Sul do país proporcionando novos eventos de chuva sobre parte da Região. Destaque também para o avanço de uma intensa massa de ar frio. Características de inverno para algumas localidades.

frio polar, geada, tempestades no RS
Semana com retorno das chuvas para parte da Região Sul. Maiores volumes estão previstos para o Rio Grande do Sul. Frio intenso também é destaque.

Nesta primeira semana do mês de maio, uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas a partir de meados da semana na Região Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde algumas localidades vão viver dias de inverno. Há potencial para novos registros negativos nas regiões mais elevadas do território gaúcho e de Santa Catarina.

Do verão ao inverno: antes do frio, vem o calor

O início da semana vai começar com temperaturas mais elevadas em praticamente todo o Centro-Sul, com exceção para as regiões do leste de Santa Catarina até o leste paulista, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, onde a última massa de ar frio ainda influencia.

calor
Temperaturas máxima elevadas neste início de semana. Condição pré-frontal e características de verão em parte da Região Sul.

O calor dura até terça-feira (04) para o Rio Grande do Sul, com máximas em torno dos 32°C na região metropolitana de Porto Alegre e nas regiões Central e Oeste. Já em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas mais elevadas se estendem até a quarta-feira (05), com máximas de 33°C no oeste dos estados e de 34°C no noroeste paranaense.

frio; geada; temperaturas negativas
Massa de ar frio provoca queda das temperaturas e na sexta-feira as máximas podem atingir valores 15°C abaixo das registradas na segunda-feira.

Esse aumento das temperaturas e a sensação de calor estão relacionados com a atuação dos ventos de norte provocados pela presença de uma frente fria no Uruguai e na Argentina, que posteriormente avança pela Região Sul, ou seja, uma condição pré-frontal

A partir do fim do dia de terça-feira (04), uma massa de ar polar começa a atuar no Rio Grande do Sul, avançando pelo Centro-Sul ao longo da semana e provocando as menores temperaturas na sexta-feira. A diferença entre as máximas registradas no início da semana até o final fica em torno de 15°C.

Previsão de temperaturas negativas no sul de Santa Catarina e na região dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul. Há probabilidade de para a formação de geada ampla nessas áreas e mais pontuais nas regiões da Campanha, Central e Oeste.

Intensidade das chuvas e distribuição

A frente fria passa a atuar no território do Rio Grande do Sul na manhã de terça-feira (04) nas regiões Sul e Campanha, levando potencial para tempestades, com chuvas de moderada intensidade ocorrendo até o início da tarde. No restante do dia, o sistema avança até o norte gaúcho, aumentando mais a nebulosidade do que provocando chuva.

Na quarta-feira (05), uma região de cavado reforça as instabilidade sobre o Rio Grande do Sul e há potencial de chuvas intensas na metade norte, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre a partir do meio da tarde.

Na sexta-feira (06), volta a chover com moderada intensidade, mas agora no oeste e norte de Santa Catarina, e no oeste, sul e leste do Paraná, devido à formação de um cavado. Já no Rio Grande do Sul, o tempo firme e com bastante nuvens predomina.