Semana com aumento das chuvas e risco de temporais no Centro-Sul

Outra mudança de padrão está por ocorrer no Centro-Sul, com o retorno das chuvas mais abrangentes, volumosos e com elevado risco para transtornos neste semana. Para todo o Centro-Oeste está semana também será de aumento das chuvas.

alertas de tempo severo, temporais
Chuvas se tornam mais abrangentes e volumosas nos próximos dias no Centro-Sul, porém, pancadas isoladas e temporais podem ocorrer no Brasil Central.

Nos próximos dias a frequência de sistemas precipitantes (cavados, baixas pressões e sistemas frontais) aumenta no Centro-Sul e chuvas mais abrangentes atingem boa parte da Região Sul e também passam a ocorrer no Sudeste e no Centro-Oeste, trazendo uma perspectiva de mudança de padrão, sendo esta impulsionada por uma tendência negativa da Oscilação Antártica.

Alertas e destaques até meados da semana

Nesta segunda-feira (30), uma região de cavado, extensão de uma uma baixa pressão ao norte da Argentina, já vem contribuindo para chuvas de moderada a forte intensidade no noroeste do Rio Grande do Sul e no sul e sudoeste do Paraná. Os mesmo sistema avança ao longo da manhã para o oeste e chuvas intensas, com potencial para transtornos ocorrem em todo o norte do território gaúcho, oeste de Santa Catarina, oeste e sul do Paraná. Por volta do meio da manhã há potencial para temporais isolados na região metropolitana de Porto Alegre.

No período da tarde, a agora frente fria se desloca mais para norte e temporais levam potencial para transtornos em todo o território catarinense, oeste, sul e leste do Paraná. No norte paranaense, mesmo com a previsão de pancadas isolada, há alerta para a ocorrência de forte temporais. Toda a porção norte do Rio Grande do Sul se mantém sob chuvas de moderada a forte intensidade. Já nas demais regiões gaúchas, o ar frio que atua desde a primeira parte do dia, se mantém e as temperaturas ficam amenas ao longo de todo o dia, juntamente com um céu nublado.

No Sudeste e Centro-Oeste, devido à atuação do sistema do cavado/frente fria, o escoamento de norte favorece um dia extremamente quente, principalmente nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, onde as máximas atingem valores acima de 35°C. Na capital paulista a máxima prevista fica na casa dos 33°C. A partir do meio da tarde, pancadas isoladas deixam em alerta para a ocorrência de fortes temporais no centro-leste paulista e no centro-sul do Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (01), as instabilidades perdem intensidade, devido ao afastamento do sistema frontal mais para o oceano. Pela manhã chuvas de fraca intensidade no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. Sensação de frio em todo o território gaúcho, catarinense, sul e leste do Paraná.

No período da tarde as temperaturas aumentam, mas a sensação é amena, com bastante calor à partir do norte do Paraná. Assim, as instabilidades conseguem energia para se desenvolverem e levam potencial para a ocorrência de temporais no norte do Rio Grande do Sul, em todo o território gaúcho, paranaense, atingindo também de forma mais isolada o Mato Grosso do Sul, estado de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Na quarta-feira (02), uma nova região de cavado atua sobre a Região Sul. Previsão de chuvas isoladas pela manhã na Região central do Rio Grande do Sul e de moderada intensidade no leste e noroeste. Em Santa Catarina, o mesmo padrão isolado no oeste e norte, e no Paraná no sudoeste e leste.

A partir da tarde, as chuvas se espalham por praticamente todo o Centro-Sul, levando potencial para temporais desde o oeste e norte do Rio Grande do Sul até o norte do Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, centro-Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Calor ao longo do dia, com sensação amena somente para as regiões gaúcho e oeste catarinense.

Tendência para o fim da semana

Para a quinta-feira (03), as chuvas voltam a ocorrer de forma abrangente e deixam em alerta o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, metade sul e oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, norte do Rio Grande do Sul e os estado de Santa Catarina e do Paraná.

Na sexta-feira (04), o mesmo padrão se repete, porém, as chuvas se espalham por todo o Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e todo a Região Norte, no entanto, ocorrendo na forma de pancadas isoladas nessas áreas.