Risco de chuva forte para as regiões Centro-Oeste e Sudeste

Nos próximos dias as chuvas se mantêm frequentes em boa parte do Brasil. Há risco de chuva forte para as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Já na Região Sul o tempo firme predomina com temperaturas em elevação.

O tempo instável se mantém para boa parte do país. Alerta de chuva forte e alagamentos para o Centro-Oeste e Sudeste.

Nesta quarta-feira (07) o dia começou com chuva em varias localidades das regiões Norte e nos estados do Mato Grosso e de Goiás. No restante do dia as instabilidades se espalham e provocam pancadas de chuva a partir do meio da tarde na metade norte do Mato Grosso do Sul e em todo o estado do Mato Grosso e de Goiás, com potencial para alagamentos. No Sudeste as pancadas também podem ocorrer com forte intensidade no norte paulista, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais.

No período da noite as chuvas continuam com fraca a moderada intensidade, no entanto, no leste de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro a previsão é de chuvas volumosas que podem causar transtornos, principalmente entre o litoral norte paulista e o sul do Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (08), devido à atuação de uma frente fria, o dia fica instável em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste. O destaque fica para as chuvas que podem ocorrer com forte intensidade já pela manhã na região metropolitana de Belo Horizonte, no sul de Minas Gerais, no litoral norte de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. Há potencial para alagamentos nessas localidades. No Mato Grosso e em Goiás, as pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia com moderada a forte intensidade.

Na Região Sul o destaque é para a atuação dos ventos de norte que contribuem para o aumento das temperaturas e, consequentemente, para a sensação de calor e de abafamento. As máximas chegam perto dos 30°C no leste e centro do Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Na sexta-feira (09) a frente fria se desloca mais para norte e as chuvas diminuem no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Já na metade norte de Minas Gerais e no sul da Bahia chove com fraca a moderada intensidade ao longo do dia. No Centro-Oeste, as chuvas continuam a ocorrer e, no estado de Goiás, é onde se esperam os maiores acumulados, com previsão de chuva forte na parte da tarde. Já no Sul do país, as temperaturas aumentam mais e podem ultrapassar os 30°C nas áreas centrais e na região metropolitana de Porto Alegre.

Tendência para o fim de semana

No fim de semana a frente fria já se encontra bastante afastada e as chuvas passam ocorre de forma mais isolada e com menor intensidade nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. No Sul a nebulosidade aumenta, mas o sol ainda predomina. As temperaturas se mantêm elevadas e favorecem sensação de abafamento, principalmente no Rio Grande do Sul.