Rajadas de vento levam INMET a emitir alertas para 14 estados do Sul, Sudeste e Nordeste; confira áreas de risco

Diferentes sistemas meteorológicos causarão rajadas fortes de vento em grande parte do país, deixando dezenas de estados sob alerta - especialmente regiões litorâneas do Sul e do Nordeste.

Mapa de alertas meteorológicos emitidos pelo INMET nesta quarta-feira para o Brasil.
Mapa de alertas meteorológicos emitidos pelo INMET nesta quarta-feira para o Brasil.

Ao longo desta semana, diversos estados do Brasil enfrentarão problemas devido à rajadas fortes de vento, desde o Sul e o Sudeste até o Nordeste. Embora os sistemas meteorológicos que atuam nessas regiões sejam diferentes, alertas foram emitidos para todos os nove estados do Nordeste, para os três estados do Sul e dois estados do Sudeste (SP e RJ).

Confira abaixo detalhes destes avisos, da previsão de ventos para cada uma das regiões de risco e entenda como elas serão afetadas ao longo da semana.

Ventos fortes atingem 14 estados do país

Na região Nordeste, toda a região litorânea está sob alerta de perigo potencial emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), devido à uma forte circulação dos ventos vindo do oceano. Os ventos intensos podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla, causando transtornos para a população.

Previsão de rajadas de vento na quinta-feira ao meio-dia.
Previsão de rajadas de vento na quinta-feira ao meio-dia mostra ventos intensos se formando na costa da região Nordeste do Brasil, ocasionando movimentações em dunas de areia.

Além disso, a região interior do estado também registrará ventos fortes de até 60 km/h, como é possível observar na imagem acima. Essas rajadas de vento podem derrubar galhos de árvores e objetos altos em praticamente todos os estados da região.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, por sua vez, os ventos intensos no litoral são resultado da passagem de uma frente fria que está avançando pelo país, e podem causar efeitos similares no litoral de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro (do Sul Fluminense até Cabo Frio).

Previsão de rajadas de vento na sexta-feira ao meio-dia.
Previsão de rajadas de vento na sexta-feira ao meio-dia mostra ventos intensos se formando na costa da região Sul e Sudeste do Brasil, ocasionando movimentações em dunas de areia.

Esta mesma frente fria também pode ocasionar tempestades no interior do continente, ocasionando rajadas fortes de vento. No Rio Grande do Sul, as rajadas chegam a 100 km/h, ocasionando quedas de árvores e objetos altos.

Nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, as rajadas serão menos intensas, podendo chegar a 60 km/h, mas ainda assim podem ocasionar queda de galhos e pequenos transtornos.

Previsão de densidade de raios nesta quinta-feira de madrugada.
Previsão de densidade de raios nesta quinta-feira de madrugada mostra tempestades atingindo grande parte do Rio Grande do Sul, onde rajadas fortes de vento podem se formar.

No Sul e no Sudeste, as rajadas de vento podem continuar sendo registradas até o sábado (06) na região litorânea. No Rio Grande do Sul, as tempestades mais intensas deixam de causar rajadas fortes de vento um pouco antes, entre quinta-feira (04) no sul do estado e sexta-feira (05) no norte do estado.

Ao todo, praticamente todo o litoral do Nordeste, do Sul e também de SP e RJ será afetado por ventos fortes que podem movimentar dunas de areia ao longo da semana. No Rio Grande do Sul, tempestades podem ocasionar rajadas fortes de vento; e no interior do Nordeste, ventos fortes também podem ocasionar transtornos menores como quedas de galhos de árvores.

Não deixe de conferir em nosso portal as previsões diárias específicas para a sua cidade, com maiores detalhamentos sobre velocidade e direção dos ventos, para não ser pego desprevenido ao longo desta semana.