Quinta-feira Santa: Índice de previsão extrema do modelo ECMWF dispara alerta para chuvas intensas em MG, ES e MS
De acordo com o índice, haverá um fluxo extremo de vapor d’água sobre parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, impulsionando um evento incomum de precipitação.

A Quinta-feira Santa (17) será marcada por um evento incomum de precipitação sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, de acordo com o índice de previsão extrema (EFI) do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF.
Entenda o que é o EFI e confira a previsão do tempo para a véspera do feriado prolongado de Páscoa.
O que é o índice de previsão extrema?
O EFI (do inglês Extreme Forecast Index) é uma ferramenta usada para identificar previsões meteorológicas que fogem do padrão climático esperado.
Como os valores considerados extremos variam de acordo com a região, a comparação das previsões com a climatologia do modelo ajuda a destacar condições anômalas que podem resultar em impactos significativos.
O EFI varia entre 0.5 a 1.0 (positivo ou negativo), sendo que:
- Valores entre 0.5 e 0.8 indicam que o evento pode ser "incomum"
- Valores acima de 0.8 sugerem que um evento “muito incomum” ou “extremo” pode ocorrer
Quando avaliamos o EFI utilizando o quantil 99, estamos focando nos eventos que estão entre os 1% mais intensos já registrados historicamente na região em questão.
Fluxo extremo de vapor d’água impulsiona evento incomum de precipitação
A previsão do EFI para quinta-feira (17) indica que haverá um fluxo de vapor d’água de incomum a extremo sobre a região que engloba os estados de:
Isso pode ser observado no mapa abaixo, à esquerda, onde a escala de cores nos mostra valores acima de 0.8, considerado extremo.

A presença de vapor d’água é um dos principais ingredientes para a precipitação, logo, isso também se reflete na previsão do EFI para a precipitação. No mapa acima, à direita, a escala de cores dentro dos contornos pretos nos indica que a chuva de amanhã será de ‘incomum’ a ‘extrema’ para esta época do ano, principalmente sobre a região Sudeste, mas também sobre estados do Centro-Oeste.
Previsão de chuvas intensas sobre o Centro-Oeste e Sudeste
Este fluxo de vapor d’água sobre o Sudeste se deve principalmente a uma região de baixa pressão atmosférica que está atuando no Oceano Atlântico Sul, a leste da costa do Sudeste, fazendo a umidade ser canalizada sobre a região.
O mapa abaixo mostra como o vapor d’água é transportado através de um rio atmosférico, desde o Oceano Atlântico tropical em direção à Amazônia. Quando este fluxo encontra a Cordilheira dos Andes, é defletido para sul e, então, para Sudeste, por conta da configuração atual do escoamento da atmosfera. Este rio atmosférico cruzará o Centro-Oeste, onde também estão previstas chuvas intensas.

O Sudeste pode ter chuva desde o início da madrugada de quinta-feira (17) até o fim do dia. Ao longo do dia, a chuva se espalha sobre o Brasil central, como mostrado no mapa abaixo. São esperadas chuvas potencialmente intensas entre o Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo, oeste da Amazônia e Sudeste.

Essa chuva pode vir na forma de tempestades isoladas, principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, interior de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.
A previsão de chuva acumulada até o final da quinta-feira (17) mostra que a região entre o Norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha pode alcançar valores em torno de 100 mm.

Para uma referência, a normal climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostra que esta região recebe em torno de 40 a 80 mm de chuva ao longo de todo o mês de Abril. Desta forma, a chuva prevista para quinta-feira pode ultrapassar largamente o esperado para o mês inteiro, tornando este um evento incomum.