Canal de umidade vai trazer chuvas volumosas para SP, RJ, ES e MG nesta semana

O canal de umidade se formará já nesta quarta-feira, transportando umidade da região amazônica e formando chuvas intensas sobre todos os estados do Sudeste.

Um canal de umidade vai se configurar sobre o Brasil nesta quarta-feira (16). Esse canal aparece na forma de um rio atmosférico que transporta umidade do sul da Amazônia até a região Sudeste, passando pelo Centro-Oeste, e surge sobre os resquícios de uma frente fria que atuou nos dias anteriores.

Esse fluxo de umidade sobre o país traz condições para formação de chuvas volumosas em grande parte da região Sudeste, incluindo:

  • Todo o estado de Minas Gerais, exceto municípios ao extremo norte, mais próximos da Bahia;
  • Todo o estado do Espírito Santo;
  • Todo o Rio de Janeiro, mas o centro, noroeste e norte fluminenses registrarão chuvas mais intensas;
  • Parte de São Paulo, em especial o extremo norte e noroeste, como as regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas.
Previsão de rios atmosféricos para quarta-feira durante a tarde.
Previsão de rios atmosféricos para quarta-feira durante a tarde mostra uma ampla disponibilidade de umidade atmosférica sobre a região Sudeste, o que impulsiona a formação de chuvas.

Outras partes de São Paulo, como o litoral sul, a região metropolitana da capital e o vale do paraíba serão menos afetados pelo canal de umidade, mas ainda assim podem registrar chuvas fracas a moderadas ao longo da quarta-feira (16).

Na quinta-feira (17), as chuvas se concentrarão somente no extremo norte de São Paulo, sendo que o conteúdo de água precipitável na atmosfera decai bastante no estado e o tempo firme predomina. Nos demais estados, ainda haverá condições para formação de chuvas volumosas.

Previsão de água precipitável no final da quinta-feira.
Previsão de água precipitável no final da quinta-feira mostra que as condições para formação de chuva no estado de São Paulo decaem ao longo do dia e o tempo tende a ficar mais seco.

Até o final dessa sexta-feira (18), o sistema terá causado chuvas intensas em todo o Sudeste, com os maiores volumes de chuva esperados para Minas Gerais e especialmente Espírito Santo, onde os acumulados totais podem ultrapassar os 100 mm de chuva.

Especialmente no estado capixaba, há risco de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. As tempestades trazem riscos de enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra em encostas, cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e descargas elétricas (raios).

Nos demais estados, as chuvas serão menos intensas - mas ainda assim, o sistema meteorológico pode causar transtornos para a população, inclusive alagamentos, quedas de árvores e cortes de energia. Não se exclui a possibilidade de granizo em municípios localizados.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da sexta-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da sexta-feira mostra que os acumulados podem exceder os 100 mm em pontos isolados de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo.

Já na própria sexta-feira (18), o rio atmosférico não estará mais presente sobre o pais e o fluxo de umidade sobre o Sudeste diminui. Ainda assim, continua havendo condições para formação de chuvas localizadas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e norte de São Paulo ao longo do final de semana.

Fui pego por uma tempestade forte. O que faço agora?

Caso tempestades intensas atinjam o seu município, fique atento às seguintes recomendações para evitar problemas.

  • Se houver rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
  • Se houver raios ou trovões, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
  • Tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Durante chuvas muito volumosas ou ininterruptas, fique atento à alterações em encostas e evite transitar em áreas de risco para não ser pego por deslizamentos de terra - que são a segunda maior causa de fatalidades após as enxurradas.

Como regra geral, sempre evite enfrentar o mau tempo e transitar em locais de risco, como avenidas próximas a rios. Para se preparar, não deixe de conferir a previsão específica para o seu município disponível na Meteored | Tempo.com.