Queda das temperaturas no Centro-Sul e muita chuva para o N e NE

Forte massa de ar frio avança pelo Centro-Sul e proporciona um feriado de temperaturas amenas e até de frio no Centro-Sul. Já no restante do país o destaque fica para a formação de uma zona de convergência e para os volumes elevados no Nordeste e no Norte.

ZCAS, chuvas no sertão
Formação de Zona de Convergência proporciona chuvas volumosas no Centro-Norte do país. Na no Sul e parte do Sudeste, massa de ar frio atua.

O deslocamento de uma região de cavado do sul do Mato Grosso do Sul até o estado de São Paulo, evoluindo posteriormente para área de baixa pressão que favorece a formação de uma zona de convergência sobre o Brasil Central, que se desloca para o norte em seguida, atuando sobre as regiões Nordeste e Norte.

Por outro lado, no Centro-Sul, uma massa de ar polar passa a atuar contribuindo para a quedas das temperaturas e para um tempo mais firme.

Alerta e destaques para a sexta-feira

O cavado que atuou sobre o MS, evoluiu para uma sistema baixa pressão a partir do meio da tarde da última quinta-feira (29), favorecendo chuvas de moderada intensidade em Santa Catarina, no Paraná e no estado de São Paulo. Ao longo da madrugada o sistema se manteve atuante nessas área se deslocando um pouco mais para norte, promovendo chuvas também no Rio de Janeiro e no Sul de Minas Gerais.

Na manhã desta sexta-feira (30), chuvas de moderada à forte intensidade atingem o norte e leste de Santa Catarina, do Paraná, todo o estado de São Paulo, com maior intensidade nas áreas do leste, e no sul de Minas Gerais.

A partir da tarde, o sistema contribui para a formação de um canal de umidade que distribui chuvas também no Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro, faixa oeste de Minas Gerais, região metropolitana de Belo Horizonte, em Goiás, nordeste do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso e no Tocantins até o Acre. No fim da tarde as chuvas ganham intensidade e levam potencial para transtornos, principalmente, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Goiás.

Destaque também para à massa de ar polar que avança pelo Sul ao longo do dia, contribuindo para um tempo mais firme e mais frio em parte do Centro-Sul, com ventos de sul transportando o ar mais frio até o norte do Mato Grosso do Sul no período da noite.

Alerta e destaque para o fim de semana

No sábado (31), os sistema se deslocam mais para norte, concentrando o canal de umidade na direção do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia até o estado do Amazonas, proporcionando um dia bastante chuvoso, com potencial para alagamento e inundações nesse estados, em Minas Gerais, em Goiás, Tocantins e no Mato Grosso.

No Mato Grosso do Sul, São Paulo e na Região Sul, o tempo nublado, frio e sem chuva predomina, com exceção para a faixa leste do Paraná e de São Paulo, onde há previsão de chuvas fraca.

No domingo (01), o sistema de baixa pressão, agora um ciclone extratropical com sua frente fria associada, contribuem para a concentração da canal de umidade sobre a Região Nordeste, podendo ser classificada como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Alerta para chuvas torrenciais pela manhã sobre o norte do Espírito Santo, norte de Minas Gerais, sul da Bahia e estado de Goiás. A partir da tarde, as chuvas continuam nessas áreas, mas se espalham levando potencial para transtornos para todo o território baiano oeste de Pernambuco, Tocantins e Pará.

Para o Centro-Sul, o tempo fica mais firme e com temperaturas amenas. Maior concentração de nuvens em toda a faixa leste do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, com ocorrência de chuva fraca no norte de Santa Catarina, leste do Paraná e no norte do Rio de Janeiro.

Alerta e destaque para a segunda-feira de Finados

Na segunda-feira (02), a zona de convergência atua em boa parte do Nordeste e na Região Norte, onde o tempo fica chuvoso e são esperados volumes elevados que levam potencial para transtornos. Somente na ponta nordeste que vai de Maceió o norte do Ceará, não há previsão de chuva. Para o Sudeste e Sul, temperaturas amenas, tempo firme em boa parte, com condição nublada somente para a faixa leste do Paraná até o Espírito Santo e para o centro norte de Minas Gerais.