Quando volta a esquentar no Brasil? Dias de calor estão próximos; saiba quando

Depois de uma semana marcada por frio intenso, o Brasil deve enfrentar um rápido aumento das temperaturas nos próximos dias. Em algumas capitais, os termômetros vão superar os 30°C.

Do frio ao calor em poucos dias. Créditos: Reprodução/Thiago Fenolio.
Do frio ao calor em poucos dias. Créditos: Reprodução/Thiago Fenolio.

A primeira quinzena de agosto iniciou gelada no centro-sul do país, com uma sequência de massas de ar polar derrubando as temperaturas na região Sul, faixa leste do Sudeste e sul do Centro-Oeste. Temperaturas mínimas negativas, geada e até neve foram registradas nos últimos dias.

Entre 11 e 18 de agosto, de acordo com o modelo ECMWF, estão previstas temperaturas abaixo da média na maior parte do país, com as anomalias alcançando até -6°C no oeste da região Centro-Oeste.

Previsão de anomalia semanal de temperatura para os dias entre 11 e 18 de agosto. Créditos: ECMWF.
Previsão de anomalia semanal de temperatura para os dias entre 11 e 18 de agosto. Créditos: ECMWF.

No entanto, as projeções mais recentes do modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, indicam que essa situação vai mudar rapidamente. Já a partir do final da semana, o ar frio começa a perder força e dar lugar a uma massa de ar mais quente, fazendo os termômetros dispararem em algumas áreas na próxima semana. Confira os detalhes.

Temperaturas em elevação: calor à vista

Enquanto temperaturas ligeiramente abaixo da média ainda estão previstas para o sul do Rio Grande do Sul e numa faixa entre a região Norte e Nordeste, entre os dias 18 e 25 de agosto, a previsão de anomalias semanais de temperatura do ECMWF mostra que o cenário sobre o centro-sul do país deve mudar.

Na maior parte das áreas onde as intensas anomalias negativas de temperatura vêm predominando, as temperaturas voltarão a ficar entre a média e acima da média na próxima semana, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Previsão de anomalia semanal de temperatura para os dias entre 18 e 25 de agosto. Créditos: ECMWF
Previsão de anomalia semanal de temperatura para os dias entre 18 e 25 de agosto. Créditos: ECMWF.


Em São Paulo, por exemplo, a temperatura máxima registrada no último domingo (10) foi de apenas 13,2°C na estação de Interlagos, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mas, na próxima semana pode alcançar os 30 °C. Este grande contraste térmico. Esse salto repentino vem acompanhado pelo retorno do sol e tempo mais seco em muitas áreas, aumentando progressivo da amplitude térmica diária.

Calor retorna e se espalha pelo Brasil

No decorrer dos próximos dias, um aumento da amplitude térmica diária será bastante perceptível, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste: enquanto as manhãs continuam geladas, as tardes começam a aquecer. Na quarta-feira (13), a variação de temperaturas será da ordem de:

  • temperatura mínima de 9°C em São Paulo (SP) e máxima de 26°C
  • temperatura mínima de 12°C em Campo Grande (MS) e máxima de 30°C

A virada no padrão de temperaturas está associada ao enfraquecimento da massa de ar frio que atuou sobre o Brasil e ao reposicionamento das correntes de ventos em níveis médios e baixos da atmosfera.

Previsão de temperatura máxima para quarta-feira (13), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura máxima para quarta-feira (13), de acordo com o ECMWF.

Com isso, o ar quente que predomina no Nordeste e Norte do país avança em direção ao centro-sul, elevando as temperaturas. Desta forma, o início da semana entre 18 e 25 de agosto será de predomínio de ar quente em todo o no centro-norte do país.

Previsão de temperatura máxima para terça-feira (19), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura máxima para terça-feira (19), de acordo com o ECMWF.

O mapa previsto para a tarde de terça-feira (19), segundo o ECMWF, mostra grandes áreas do país com temperaturas acima de 30°C, incluindo capitais como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

Mesmo no interior paulista e mineiro, máximas próximas ou acima dos 30°C devem ser registradas, configurando um cenário bem diferente do observado nesta semana.