Dias ensolarados retornam para São Paulo e Rio de Janeiro, com clima de inverno atípico voltando logo; confira
Massa de ar polar vai garantir o tempo mais firme e ensolarado nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias, mas logo em seguida o clima de inverno atípico vai retornar. Contamos quando aqui.

O fim de semana no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro foi de tempo nublado e frio em razão da presença de uma massa de ar polar intensa e da presença de um ciclone no oceano, que contribui para o transporte de umidade para parte do leste do Sudeste. Esse padrão frio e úmido tem sido recorrente neste inverno, resultado em período atípico devido a frequência dos dias nublados e com chuva.
A previsão para os próximos dias traz uma boa notícia: a nebulosidade vai reduzir bastante e o sol vai aparecer com muita facilidade. No entanto, o frio vai continuar com força nessas capitais. Confira a seguir os mapas de previsão.
Segunda-feira: tempo melhor que o domingo, mas ainda com chuva
Na segunda-feira (11), a capital de São Paulo começa o dia com tempo fechado e nebulosidade diminuindo ao longo dia, o que permite o surgimento do sol entre as nuvens. Ao sul da região metropolitana, no Grande ABC, há possibilidade de chuva fraca ou chuvisco a partir do fim da manhã até o meio da tarde.

No Rio de Janeiro, o dia começa com tempo nublado e chuva fraca ou chuvisco. Essa condição se mantém ao longo de boa parte do dia. Por volta do meio da tarde e fim do período, as nuvens diminuem e permitem o surgimento do sol.
Terça-feira: sem chuva, sol disputa espaço com as nuvens
Na terça-feira (12), os ventos mudam de direção e favorecem mais a capital paulista, que ainda amanhece nublada, mas vai observar as nuvens diminuindo ao longo da manhã e, por volta das 12h, vai conseguir deslumbrar o sol. Mais para o fim do dia a nebulosidade aumenta e pode dividir espaço com o sol do fim da tarde. Somente na região do Grande ABC que a nebulosidade fica mais densa.
Já na capital fluminense, o dia começa com sol e poucas nuvens, que desaparecem no decorrer da manhã. A partir do início da tarde, as nuvens retornam, mas somente na região Serrana, não atrapalhando a atuação do sol pelo restante do dia.
Quarta-feira: sol e aumento das temperaturas
Na quarta-feira (13), mais um dia começando nublado em São Paulo, mas nas horas seguintes o sol começa a aparecer e, por volta do fim da manhã, o céu já está limpo, com praticamente 0% de cobertura de nuvens. Apesar do frio, trata-se de uma condição mais agradável em relação aos dias anteriores.
No Rio de Janeiro, o tempo firme predomina desde o amanhecer, mas com pouca variação das temperaturas. Ligeira sensação de frio pela manhã e a partir do fim da tarde, sendo agradável ao longo do dia.
Quinta e sexta-feira: frio, nublado e com chuva
A partir de quinta-feira (14), uma frente fria passa no oceano sem afetar o Brasil, mas a massa de ar polar que vem depois vai influenciar o centro-sul do país e, consequentemente, o leste da Região Sul, o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro, através do ar frio e favorecendo o transporte de umidade do oceano em direção à costa.
Na quinta-feira (14), o tempo fica nublado em São Paulo, mas ainda há possibilidade de o sol aparecer. Já no Grande ABC, o tempo fica mais fechado e há possibilidade de chuvisco a partir do fim da manhã.

No Rio de Janeiro, o tempo também fica mais fechado, mas o sol aparece pela manhã. A partir da tarde, o tempo vai fechando e, por volta do fim do dia, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco.
Na sexta-feira (15), a tendência aponta para um dia nublado em São Paulo e no Rio de Janeiro e com possibilidade de chuva ao longo do dia, ocorrendo de forma intermitente. Na capital fluminense a probabilidade de chuva é maior.