Próximos dias serão marcados por calor, tempestades e pela chegada de uma frente fria no centro-sul do Brasil

Apesar do calor intenso, a partir da sexta-feira, uma frente fria trará chuvas moderadas para o Sul, que deixarão o tempo mais ameno e as temperaturas mais agradáveis. A frente também atingirá o Sudeste e o Centro-Oeste.

Nos últimos dias, as temperaturas na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão atingindo valores muito altos, com diversos municípios chegando a 38°C ou mais. Confira as maiores temperaturas máximas na última quarta-feira (22):

  1. Santiago (RS) - 38,9°C
  2. São Luiz Gonzaga (RS) - 38,5°C
  3. Itaperuna (RJ) - 38,0°C
  4. Coronel Pacheco (MG) - 37,6°C
  5. Quaraí (RS) - 37,6°C

Tempestades estão ocorrendo de maneira muito localizada. Embora tragam nebulosidade e chuvas para alguns municípios, causando um alívio breve para o calor, outros municípios permanecem com tempo seco, ensolarado e quente. Infelizmente, em algumas regiões, o calor pode continuar ao longo dos próximos dias, mas uma frente fria deve mudar as condições do tempo em breve.

Frente fria pode mudar as condições do tempo

Com a chegada de uma frente fria a partir desta sexta-feira (24), chuvas mais intensas e mais generalizadas vão se formar na região Sul. Previsões indicam que há possibilidade de pancadas em todos os municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do próximo domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do próximo domingo mostra que as chuvas não serão extremas, apresentando acumulados moderados de até 60 mm no centro-sul do país.

As chuvas previstas são de intensidade moderada e podem chegar a acumulados totais próximos aos 60 mm até o final deste domingo (26) e ventos de até 60 km/h. Com isso, as chuvas não devem causar grandes transtornos para a população, mas ainda assim há pequenos riscos de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios).

A formação intensa de nebulosidade fará as temperaturas caírem novamente para patamares mais agradáveis, próximos dos 30°C.

O grande destaque da passagem deste sistema é que a formação intensa de nebulosidade fará as temperaturas caírem novamente para patamares mais agradáveis, próximos dos 30°C, deixando as condições meteorológicas mais amenas na região Sul.

Previsão de densidade de raios no domingo de tarde.
Previsão de densidade de raios no domingo de tarde mostra tempestades se formando no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, oeste de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A frente fria também vai afetar o tempo no Sudeste e no Centro-Oeste, especialmente a partir do próximo domingo (26). Os estados mais afetados pela passagem da frente serão São Paulo e Mato Grosso do Sul, novamente com chuvas moderadas que podem causar pequenos transtornos, mas não devem gerar danos graves a nenhum município.

EM RESUMO, a partir desta sexta-feira (24), uma frente fria trará chuvas moderadas e generalizadas para o Sul, com acumulados de 60 mm até domingo (26) e pequenos riscos de transtornos. O sistema também deixará o tempo mais ameno, com temperaturas próximas a 30°C. No domingo, a frente atingirá de maneira mais significativa o Sudeste e Centro-Oeste, especialmente São Paulo e Mato Grosso do Sul, com chuvas moderadas e queda ligeira nas temperaturas.

Da mesma maneira que na região Sul, as temperaturas nos municípios afetados do Sudeste e do Centro-Oeste (vide mapa acima) também devem cair ligeiramente, deixando o tempo mais ameno e trazendo um breve alívio para a população no início da semana que vem.