Próxima semana inicia gelada; saiba até quando vai o frio

Uma frente fria irá cruzar o Brasil ao longo do feriado prolongado de Páscoa, trazendo chuvas e derrubando as temperaturas em algumas regiões até meados da próxima semana.

Imagem de satélite simulada pelo ECMWF para às 10h de sábado (19), projetando a atuação da frente fria. Créditos: ECMWF.
Imagem de satélite simulada pelo ECMWF para às 10h de sábado (19), projetando a atuação da frente fria. Créditos: ECMWF.

A massa de ar polar associada à frente fria atuará em parte do Brasil durante o feriado de Páscoa, mas também ao longo da próxima semana. O frio será mais intenso na Região Sul, onde há risco de geada, mas também será sentido em partes do Centro-Oeste e Sudeste.

Na próxima semana, entre os dias 21 e 28 de abril, enquanto a metade norte do Brasil seguirá sob temperaturas acima da média — com destaque para o Nordeste — a porção sul do país enfrentará um período mais frio, com anomalias negativas entre 1°C e 3°C abaixo da média.

As áreas mais afetadas incluem:

  • Região Sul (em totalidade)
  • parte do Mato Grosso do Sul
  • interior de São Paulo
  • estreita faixa costeira entre São Paulo e Rio de Janeiro
anomali
Previsão de anomalia de temperatura para a próxima semana, de acordo com o ECMWF.

Essa queda de temperatura será resultado direto da massa de ar polar que começa a atuar no fim de semana, mantendo o ar frio nos primeiros dias da semana, especialmente no Rio Grande do Sul e na faixa leste das regiões Sul e Sudeste.

Mas, afinal, até quando vai o frio? Confira agora a tendência das temperaturas para as regiões Sul e Sudeste.

Frio ‘incomum’ deve persistir até terça-feira

Segundo o índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF, as anomalias negativas de temperatura serão consideradas incomuns — em comparação com a climatologia — apenas sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre segunda-feira (21) e terça-feira (22). O mapa abaixo destaca essas áreas com cores em azul.

multi-efi
Multi-EFI do modelo ECMWF indicando anomalias frias 'incomuns' sobre a região Sul até terça-feira (22).

Nos demais estados do Sul, no leste do Sudeste e no sul do Centro-Oeste, o frio será perceptível, mas dentro dos padrões típicos da época do ano.

As anomalias frias incomuns previstas devem ser impulsionadas principalmente pelas temperaturas mínimas baixas, já que, durante as tardes, com o tempo firme e a presença do sol, as temperaturas máximas tendem a subir gradualmente já a partir da segunda-feira (21), em relação ao feriado de Páscoa (20).

Manhãs geladas e tardes amenas no Sul e parte do Sudeste

Na segunda-feira (21) ainda há risco de geada principalmente na Serra Gaúcha, mas também na Catarinense, onde os termômetros ficam essencialmente abaixo dos 5°C, podendo se aproximar dos zero graus nos pontos mais elevados. O amanhecer também será frio, com temperaturas em torno dos 10°C, no Rio Grande do Sul, e 16°C na faixa leste do Sudeste.

À tarde, com a atuação da alta pós-frontal, o sol aparece em boa parte do Sul, e as temperaturas começam a subir. As máximas devem variar entre 18°C e 20°C na faixa leste do Sul e Sudeste, enquanto áreas do interior e oeste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo podem ultrapassar os 27°C.

min
Temperaturas mínimas previstas para segunda-feira (21), de acordo com o ECMWF.

Na terça-feira (22), as temperaturas mínimas sobem ligeiramente no Sul, mas caem na faixa leste do Sudeste, onde o amanhecer será mais frio. Os termômetros podem registrar cerca de 13°C no sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

À tarde, o frio se concentra nas regiões serranas e áreas mais elevadas, com máximas em torno dos 16°C. Nas demais áreas, o calor retorna de forma gradual, com temperaturas variando entre 21°C no sul do Rio Grande do Sul e até 27°C no noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e norte do Paraná.

max
Temperaturas máximas em elevação a partir da terça-feira (22), de acordo com o ECMWF.

Na quarta-feira (23), o ar mais quente avança sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com máximas entre 24°C e 27°C em grande parte desses estados. Apesar disso, o centro-sul e o leste do Paraná ainda sentirão uma tarde mais fria, com temperaturas que não devem passar dos 20°C.

A partir da quinta-feira (24), as temperaturas continuam subindo de forma progressiva em praticamente todo o país, com o ar frio perdendo intensidade e dando lugar a um padrão mais típico do outono.