Primeira semana de 2019: calor intenso e temporais

O calor intenso já é presente no Centro-Sul do Brasil, principalmente na Região Sul, com previsão de manutenção e amento do calor nos próximos dias. Mas até quando vai o calorão?

A primeira semana de 2019 será marcada pelo calor intenso e por temporais.

As temperaturas já se encontram bastante elevadas no Centro-Sul do Brasil, com máximas passando dos 36°C e temperaturas na madrugada perto dos 30°C em varias localidades, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Essa condição se mantém até pelo menos a primeira semana de Janeiro em boa parte do país. Em relação à chuva, há risco para temporais também nesta semana.

Previsão do tempo

O último dia de 2018 será marcado pelo calor em todo o Brasil, com maiores máximas previstas para a Região Sul, mais especificamente no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e no Paraná. No entanto, o alerta fica para o risco de temporais a partir do meio da tarde no norte gaúcho e no meio oeste dos demais estados do Sul. No Centro-Oeste, pancadas isoladas com potencial de ocorrerem com forte intensidade. A mesma condição se observa para o Rio de Janeiro, norte de São Paulo, oeste e metade sul de Minas Gerais.

No primeiro dia do ano o calor continua presente e se intensifica. Em boa parte do Rio Grande do Sul, metade oeste do Paraná e de Santa Catarina, e no Mato Grosso do Sul, as máximas ficam próximas dos 40°C. Nas demais localidades do país, as temperaturas ficam em torno dos 35°C. Previsão de tempo firme em toda a Região Sul e de pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais no Centro-Oeste, norte e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e na metade sul de Minas Gerais.

No dia 02, o calor aumenta mais em todo o Brasil, com destaque novamente para as máximas no Sul, que podem passar dos 40°C no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná e de Santa Catarina. Durante a noite as temperaturas ficam em torno dos 30°C. A sensação de abafamento é intensificada pelos ventos de quadrante norte, proporcionado pela presença de frente fria sobre o Uruguai e a Argentina, onde há risco para forte temporais já pela manhã.

No Centro-Oeste e no Sudeste, temperaturas elevadas e sensação de calor. No entanto, há previsão de pancadas de chuva isoladas que podem ocorrer com forte intensidade no norte do Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, na metade sul de Minas Gerais e em todo o Centro-Oeste.

Até quando vai o calor?

Na quinta-feira (03) a frente fria que estava sobre o Uruguai chega ao Rio Grande do Sul na parte da tarde, aliviando o calor no fim do dia em todo o estado. Esse mesmo sistema avança pelo demais estado da Região Sul e chega ao Sudeste até o fim de semana, contribuindo para a queda das temperaturas em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Com a passagem do sistema frontal há risco para temporais intensos.

Para o restante do país, o calor se mantém e as chuvas ocorrem somente na parte da tarde de forma muito isolada nos demais estado do Centro-Oeste, no Norte e na metade sul de Minas Gerais. Essa é a tendência até pelo menos o dia 20 de Janeiro.