Como será o clima no verão: sem La Niña, o que esperar?
Embora um episódio de La Niña esteja sendo declarado, ele será pouco expressivo e não deve afetar significativamente o clima no Brasil. Confira a seguir o que esperar do verão de 2026!
- Mais informações: Como será o clima em dezembro

Quando falamos sobre o clima no verão, é impossível não mencionar um dos fenômenos mais influentes do planeta: O El Niño Oscilação Sul (ENSO), uma oscilação que possui duas fases conhecidas como El Niño e La Niña e que influenciam o clima no Brasil de diferentes maneiras.
De acordo com o BOM, há sinais claros de que o Oceano Pacífico Equatorial e a atmosfera estão agora acoplados, atuando para reforçar e sustentar um padrão de La Niña.
Então, teremos La Niña durante o verão?
O ponto é que, apesar de tudo, as características deste La Niña são fracas e previsões indicam que o padrão não deve se sustentar por muito tempo. A temperatura média dos oceanos no próximo trimestre (Janeiro - Fevereiro - Março) sofrerá um aquecimento expressivo na região do Oceano Pacífico, extinguindo a presença do fenômeno. Isso pode ser observado na figura abaixo:

Claro, existem padrões que podem ser traçados até o fenômeno La Niña nas previsões que mostraremos a seguir - como uma leve redução nas chuvas da região Sul e um aumento da precipitação sobre o Norte. No entanto, tudo indica que esses impactos não serão vastos e nem duradouros sobre o Brasil.
Chuvas no verão de 2025/2026
Apesar de haver possibilidade de acumulados ligeiramente abaixo da média na região Sul e na região Nordeste e acumulados acima da média no Norte, a maior parte do país registrará uma situação de neutralidade com relação à previsão de chuvas durante o verão.

Com isso, tudo indica que o fenômeno La Niña não deve influenciar de maneira significativa o clima em território brasileiro ao longo do verão. Além disso, nota-se ainda que as temperaturas do Oceano Atlântico Sul, que banha a costa brasileira, vão se manter numa situação relativamente neutra, dentro da média.
Isso traz menos energia e umidade para alimentar sistemas de precipitação - situação que, acoplada com uma maior probabilidade de ocorrência de bloqueios atmosféricos, ajuda a segurar o volume total de chuvas sobre o país.
Temperaturas no verão de 2025/2026
Ao contrário da previsão neutra de acumulados de chuva, a previsão de temperaturas exibe uma tendência clara: Há risco de calor acima da média em praticamente todo o país durante o trimestre Janeiro - Fevereiro - Março, como podemos observar na figura abaixo.

Isso se traduz na possibilidade de um verão mais quente do que o normal em todo o Brasil - com destaque para anomalias de temperatura muito altas no Rio Grande do Sul e em boa parte do Nordeste, onde o calor poderá se mostrar ainda mais expressivo.
Vale lembrar que as previsões de longo prazo representam tendências regionais, que podem mudar bastante em escalas menores - especialmente de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão climática ao longo de Dezembro e também as previsões do tempo específicas para sua cidade.