Primavera começa com ciclone extratropical, muita chuva, neve e geada

Ao longo dos próximos dias, o tempo vai mudar no centro-sul do Brasil. A formação de um ciclone traz chuvas, mas o destaque é a entrada de uma massa de ar polar faz as temperaturas caírem, causando neve e geada.

Primavera se iniciará com ciclone, tempestade, neve e geada
A formação de um ciclone traz chuvas - mas o destaque é a entrada de uma massa de ar polar faz as temperaturas caírem, causando neve e geada nos próximos dias.

Hoje se inicia a primavera - e com a nova estação, vem também um conjunto de mudanças no tempo que deve se estender até o fim de semana. Isso inclui a formação de um ciclone extratropical, uma frente fria e a entrada de uma massa de ar polar no Brasil.

Chuva continua intensa, mas cessa nos próximos dias

Uma região de baixa pressão está atravessando o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (22) e vai se transformar em um ciclone extratropical. Como todo sistema do tipo, o ciclone terá uma frente fria associada que traz chuvas para todos os estados do Sul ao longo do dia.

Os acumulados podem exceder 50 mm no sul e leste do Rio Grande do Sul. Acumulados similares serão registrados em todo o Sudeste e boa parte do Centro-Oeste.

As chuvas também continuam no Brasil central, incluindo os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, onde a chuva tem começado a ficar mais frequente nos últimos dias.

Já na sexta-feira (23), com a entrada de uma massa de ar polar seco, o tempo volta a ficar seco em toda a região Sul e também em São Paulo e Mato Grosso do Sul, trazendo uma trégua para a chuva frequente. O tempo se manterá seco por alguns dias.

Contudo, a chuva não cessa por completo no Brasil. A maior parte dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso continuarão recebendo pancadas de chuva nos próximos dias.

Temperaturas caem e contribuem para neve e geada

A primeira massa de ar polar da primavera será um tanto intensa. O ciclone e a passagem da frente podem causar rajadas de vento intensas de até 90 km/h no Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões litorâneas, e o frio será mais intenso que o normal para essa época do ano.

Primavera se iniciará com ciclone, tempestade, neve e geada
Mapa de temperaturas mínimas para a madrugada do próximo sábado (24). As cores esverdeadas indicam temperaturas abaixo dos 10ºC.

Já na madrugada desta sexta-feira (23), as temperaturas mínimas chegam a valores próximos de 5ºC e há possibilidade de geadas abrangentes em todos os três Estados do Sul - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No começo da sexta-feira, também há uma pequena chance de neve na região serrana de Santa Catarina.

No sábado (24), as temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina podem chegar a 2ºC. Em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul de Minas e Paraná, as temperaturas ficam abaixo dos 10ºC.

Esta geada tardia traz riscos para agricultores do Sul, especialmente do trigo e da fruticultura, e ainda há possibilidade de mais uma onda de frio com geadas localizadas entre o final de Setembro e o início de Outubro.

A queda de temperaturas também será sentida no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, embora não haja risco de geada nestes locais.