Onda de calor será mais intensa e vai seguir até março: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste sob alerta

Uma nova onda de calor vai atingir o Brasil nesta semana, iniciando pela Região Sul. Na primeira semana de março, o calor intenso atinge boa parte do Brasil.

Uma nova onda de calor está em formação sobre o Brasil. O ar quente e as temperaturas extremamente elevadas já atingem o Paraguai e a Argentina, com temperaturas de até 39°C.

O fim de semana sobre o território do Brasil já foi quente, com temperaturas máximas no domingo (23) variando na maioria das cidades entre 30 e 34°C. No entanto, muitas localidades do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste registraram temperaturas acima dos 35°C, chegando a quase 40°C. As 5 maiores temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia foram:

  • 39,5°C em Porto Murtinho, oeste do MS
  • 37,2°C em Pato, interior da PB
  • 37,5°C em Quaraí, no oeste do RS
  • 36,7°C em Pedro Gomes, no norte do MS
  • 36,5°C em Bonito, no oeste do MS

Nesta última semana de fevereiro, as temperaturas continuam elevadas, com valores acima da média para o período. No entanto, o estabelecimento da condição de onda de calor se aplica somente a parte da Região Sul, mais especificamente ao estado do Rio Grande do Sul e extremo oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

onda de calor no Brasil
Anomalia de temperatura para o período do dia 24 de fevereiro até 03 de março.

Na primeira semana de março, a massa de ar quente ganha intensidade e se espalha pelo Brasil, deixando em alerta para onda de calor parte das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Mesmo que o evento de onda de calor não atinja completamente essas regiões, todas as localidades vão enfrentar calor e devem ficar sob atenção.

A onda de calor na última semana de fevereiro

Como já comentado acima, em primeiro momento, a onda de calor vai atuar sobre a Região Sul. Já nesta segunda-feira (24), o estado do Rio Grande do Sul vai registrar temperaturas próximas dos 30°C já pela manhã e em torno dos 35°C ao meio-dia. As temperaturas máximas podem chegar aos 40°C na fronteira oeste e na região de fronteira da Campanha. Na região Central do território gaúcho, as temperaturas ficam em torno dos 38°C e, na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros podem registrar 36°C.

onda de calor
Temperaturas máximas previstas para a segunda-feira.

Em Santa Catarina, a semana começa com previsão de temperaturas máximas em torno dos 30°C. Somente no oeste e no extremo sul, que as máximas podem chegar aos 33 e 34°C. No Paraná, as mesmas condições, mas com temperaturas mais elevadas no oeste, sudoeste e no noroeste, com temperaturas de até 33 e 36°C.

Na terça-feira (25), a massa de ar quente ganha intensidade e as temperaturas aumentam em até 3°C. No Rio Grande do Sul, as temperaturas passam dos 40°C nas regiões de fronteira das Missões, do Oeste e da Campanha. Na Região Central até a região de Porto Alegre, as máximas variam de 39 a 41°C.

Em Santa Catarina e no Paraná, o calor também aumenta, mas em apenas 1°C, o que é suficiente para manter o desconforto térmico. As temperaturas podem chegar aos 35 e 36°C no oeste e sul catarinenses e em toda a porção oeste paranaense.

onda de calor
Temperaturas máximas previstas para a terça-feira.

A quarta-feira (26) não será diferente. Mais um dia de muito calor na Região Sul, mas as temperaturas não conseguem aumentar, mantendo-se próximas e até 1 a 2°C abaixo em relação ao dia anterior devido ao enfraquecimento dos transporte do ar quente proveniente do centro-norte do Brasil.

A semana termina com a diminuição do calor, que ainda será presente, em toda a Região Sul e Brasil, devido ao aumento da possibilidade de chuvas, que acaba diminuindo a intensidade do transporte de calor e trazendo uma condição de mais nebulosidade e mais amenas no momento da precipitação.

A tendência da onda de calor na primeira semana de março

O padrão mais seco e com chuvas irregulares em boa parte do Brasil deve continuar no início de março. Os sistemas de chuvas vão continuar com dificuldade em avançar pelo país, ficando presos entre o Uruguai, a Argentina e as regiões de fronteiras do Rio Grande do Sul.

Assim, o Brasil Central continua aquecido e o ar quente continua sendo transportado para o centro-sul e leste do país. O resultado são temperaturas acima da média em até 6°C no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

onda de calor
Anomalia de temperatura para o período do dia 03 a 10 de março.

Nesta semana, as temperaturas máximas podem chegar aos 37 e 39°C na região Central e de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, no oeste e noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no norte de Minas Gerais, no interior do Nordeste e entre o nordeste do Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso.

O leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, vão enfrentar temperaturas mais elevadas no início da semana, com temperaturas de 34°C na capital paulista, de 36°C no Rio de Janeiro e de 33°C em Vitória. No decorrer da semana, as condições térmicas extremas devem diminuir.

O padrão de térmico tem a tendência de mudar a partir da segunda semana de março, juntamente com um padrão de chuvas mais voltados para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.