O tempo na Região Nordeste: Chuvas continuam em boa parte da região e tempestades severas podem retornar à Bahia

Até o próximo domingo, pancadas de chuva moderadas continuarão a ocorrer no Maranhão, Piauí e Ceará. Na próxima semana, uma frente fria pode trazer novamente tempestades fortes à Bahia, com risco de alagamentos e deslizamentos.

Mapa de acumulados totais de chuva dos últimos 5 dias no Brasil.
Mapa de acumulados totais de chuva dos últimos 5 dias no Brasil (imagem: INMET)

Chuvas continuam se formando e atingindo boa parte da região Nordeste. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os acumulados totais de chuva somente nos últimos cinco dias chegaram a quase 100 mm em Paraíba e a 60 mm no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Há avisos vigentes para o Piauí, Ceará, oeste da Bahia e de Pernambuco e sul do Maranhão. Tempestades moderadas podem se formar na região, com acumulados de até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e baixo risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios).

Previsões indicam que essa tendência deve continuar ao longo dos dias seguintes, pelo menos até o domingo (26). Ao longo da semana que vem, as chuvas podem aumentar de intensidade especialmente na Bahia.

Chuvas continuam e podem ganhar intensidade no Nordeste

Até o próximo domingo (26), pancadas de chuva continuarão se formando no Maranhão, Piauí e Ceará, com volumes moderados de chuva que se formam especialmente durante a tarde e a noite. A tendência para o litoral norte é de bastante nebulosidade e chuva, situação impulsionada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo mostra regiões que serão mais (cores roxas) ou menos (cores azuis) afetadas pela chuva ao longo desta semana.

Com menor intensidade, pancadas também podem atingir Rio Grande do Norte, Paraíba e o oeste da Bahia. No restante do Nordeste, chuvas fracas podem se formar com acumulados mais baixos. No litoral leste, a tendência é de nebulosidade e chuvas fracas ocasionais devido ao transporte de umidade do oceano.

Apenas alguns municípios no interior da Bahia, onde as chuvas se formam com menor intensidade, podem permanecer com tempo firme e seco, sem registrar chuvas ao longo dos próximos dias.

No entanto, ao longo da semana que vem, previsões indicam que tempestades podem retornar com força à Bahia. Uma frente irá se formar e avançar pelo país, organizando a circulação e a umidade de maneira a formar tempestades na região.

Previsão de chuvas na sexta-feira dia 31 durante a tarde.
Previsão de chuvas na sexta-feira dia 31 durante a tarde mostra que começará a haver condições para formação de pancadas de chuva na Bahia e também outros estados do Nordeste.

Essas tempestades podem ser localmente fortes, especialmente na sexta-feira (31), com grandes volumes de chuva e ventos fortes, e portanto podem causar novos transtornos no estado baiano, como alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas propícias.

No entanto, como a previsão ainda está distante, sua acurácia é menor. A intensidade do sistema e a área de abrangência podem mudar ao longo dos próximos dias. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações e previsões específicas para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.