O tempo no fim de semana será com frente fria, massa de ar frio e ZCIT; veja os detalhes da previsão

Fim de semana movimentado em todas as regiões do país: Massa de ar frio e frente fria avança sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste e ZCIT atuando no Norte e Nordeste.

    O fim de semana será movimentado em praticamente todo território brasileiro. Na porção sul do país teremos o avanço de uma massa de ar polar sobre os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, isso após a passagem de uma frente fria sobre parte da região, o que vai causar instabilidades e pancadas de chuva ao longo dos próximos dias.

    Frente fria seguida do avanço de uma massa de ar polar vai trazer alívio nas temperaturas em algumas partes do país. Sobre o Norte e litoral do Nordeste, a presença contínua da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai provocar chuvas volumosas neste final de semana.

    E isto já começa nesta sexta-feira (14), os modelos de confiança da Meteored | Tempo.com indicam a formação de um ciclone extratropical entre a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14). O sistema deverá promover a formação de uma frente fria que será sustentada até áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país.

    Além disso, alertas poderão ser emitidos também para o litoral norte do Nordeste e boa parte da Região Norte, onde a ZCIT está atuando injetando umidade nessas áreas que associadas com as altas temperaturas promovem a formação de nuvens de precipitação. Em algumas capitais a previsão é de que os acumulados superem os 50 mm:

    • São Luís/MA - 56,8 mm
    • João Pessoa/PB - 56,7 mm
    • Natal/RN - 60 mm

    A seguir, mais informações sobre o tempo para esta sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16).

    Massa de ar frio e frente fria afetam regiões do Sudeste e Centro-Oeste

    A frente fria que avança a partir de sexta-feira (14) vai provocar chuvas que poderão ser intensas e, até mesmo ocorrer como tempestades em áreas de Santa Catarina e Paraná. O sistema deve alcançar áreas do Centro-oeste do país e Sudeste já neste sábado (15), sendo assim, vai auxiliar na formação de nuvens de chuvas intensas e de tempestades em São Paulo e partes do Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais, além do estado do Rio de Janeiro.

    Previsão de nebulosidade e de chuva para a tarde de domingo (16).
    Previsão de nebulosidade e de chuva para a tarde de domingo (16).

    No domingo (16), as chuvas chegam com mais intensidade sobre os estados do Sudeste, com exceção do centro e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, que terão mais um final de semana com temperaturas elevadas e com baixas chances de precipitação. Chuvas isoladas e intensas podem ser registradas pelo interior do Paraná e Mato Grosso do Sul.

    Acompanhando a frente fria, uma massa de ar frio também vai deslocar para áreas do Sudeste do Brasil, trazendo um pouco de alívio para o calor das últimas semanas. A Região Sul já vai começar a sentir a diminuição nas temperaturas nesta sexta-feira (14).

    Anomalia de temperatura horária para a tarde de domingo (16).
    Anomalia de temperatura horária para a tarde de domingo (16).

    As mínimas neste final de semana vão variar entre 12 e 16°C no extremo sul do Rio Grande do Sul e também nas áreas da Serra Catarinense. A partir do Paraná, as temperaturas mínimas ficam um pouco mais elevadas, próximas de 17°C na capital Curitiba/PR e de 21°C em São Paulo/SP. No oeste paranaense e paulista a temperatura fica na casa dos 22°C.

    Norte e Nordeste sob influência da ZCIT

    Neste período é comum a atuação da ZCIT sobre áreas do Norte e Nordeste do país devido ao seu deslocamento para o norte e nordeste do Brasil e alcançando latitudes mais baixas (~-2°S). Um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva para essas regiões.

    Ao longo deste final de semana, a ZCIT continua transportando umidade do oceano Atlântico para o interior do continente promovendo instabilidades nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Para este final de semana, o acumulado previsto supera os 50 mm em algumas regiões, caso de Sousa/PB, e em algumas capitais.

    Previsão de chuva acumulada entre a sexta-feira (14) e domingo (16).
    Previsão de chuva acumulada entre a sexta-feira (14) e domingo (16).

    Indo para a Região Norte, os volumes de precipitação entre sexta-feira (14) e domingo (16) também serão elevados para todos os sete estados. Isso porque além da umidade transportada pela ZCIT, a floresta amazônica auxilia na manutenção das nuvens de chuva. Em Manaus/AM, por exemplo, o acumulado chega aos 40 mm, aos 55 mm em Rio Branco/AC e aos 64 mm em Boa Vista/RR.