O tempo no Brasil no fim de semana: riscos de chuvas intensas e tempestades aumentam sobre o país; veja a previsão

O final de semana terá dias com tempo estável em boa parte do Centro-Sul do Brasil, contudo, no domingo, os riscos de chuvas intensas aumentam. No Norte e Nordeste, alta umidade eleva o potencial de fortes chuvas.

    O sistema de baixa pressão que se formou no começo da semana está perdendo força, mas ainda provoca bastante chuva nesta quinta-feira (10) em áreas do Sudeste e litoral Sul do Brasil. Em algumas regiões há riscos de chuvas intensas nesta tarde.

    Na porção Norte e Nordeste do país, a Zona de Convergência Intertropical não dá trégua. A previsão é de chuva no restante desta quinta-feira (10) em áreas do litoral norte do Nordeste e em grande parte da Região Norte. Os estados do Amazonas, Rondônia e Pará tem previsão de chuvas intensas.

    O tempo volta a ficar mais estável em boa parte do Centro-Sul do país, contudo deve durar pouco. O final da noite de sábado (12) será marcado pela virada de tempo na região, aumentando as chances de chuvas intensas em diversos municípios.

    A partir da madrugada de domingo (13), o modelo de confiança de Meteored | Tempo.com indica que um fraco corredor de umidade irá se formar sobre os estados da Região Sul do país e vai provocar instabilidades.

    Sendo assim, a seguir trazemos a previsão do tempo com mais detalhes para este final de semana.

    Norte e Nordeste com riscos de chuvas intensas e temporais

    Grande parte da Região Norte e áreas do Nordeste do Brasil encontram-se sobre a atuação da ZCIT. A sexta-feira (11), o sábado (12) e o domingo (13) será de muita chuva sobre o Norte e Nordeste. Há riscos de chuvas intensas e alertas para temporais, principalmente, no Amazonas com exceção apenas da porção central do estado, áreas do Pará, Amapá e Roraima também entram na lista.

    Em algumas cidades os acumulados para os próximos 3 dias supera os 60 mm, caso de Presidente Figueiredo/AM (72,5mm), Manaus/AM (69,5 mm) e Caracaraí/ RR (63 mm).

    Previsão do acumulado de chuva entre a sexta-feira (11) e domingo (13), de acordo com o ECMWF.
    Previsão do acumulado de chuva entre a sexta-feira (11) e domingo (13), de acordo com o ECMWF.

    As chuvas irão ocorrer também no Nordeste do Brasil e em volumes interessantes, mas ainda incapazes de reverter o déficit hídrico dos últimos meses. Os maiores volumes devem acontecer na porção central da Bahia, onde a quantidade fica na casa dos 40 mm.

    No litoral nordestino, previsão de chuva desde o sul da Bahia a Alagoas e do Ceará ao Maranhão, nessas áreas as chuvas ficam próximas de 20 mm. O interior nordestino também deve registrar chuva neste final de semana, volume acumulado na casa dos 25 mm com possibilidades de temporais.

    Centro-Sul sob alerta de chuvas intensas e tempestades

    A sexta-feira (11), tem previsão de chuvas sobre o litoral do Rio Grande do Sul ao estado do Rio de Janeiro. Em alguns casos as chuvas poderão ter maiores intensidades, principalmente sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, pancadas de chuvas isoladas devem ser registradas no Triângulo Mineiro, partes do interior paulista, os riscos de chuvas intensas e mais pesadas ficam por conta do oeste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior goiano.

    No sábado (12), a previsão de chuva fica mais concentrada no oeste do Paraná e Santa Catarina e na região central dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nessas localidades há chances de chuvas intensas acompanhadas de ventos e descargas elétricas. Nas demais áreas do Sudeste e Sul, chuvas isoladas com fraca intensidade poderão ser registradas na tarde de sábado (12).

    Previsão de chuva para a tarde deste domingo (13), segundo o modelo ECMWF.
    Previsão de chuva para a tarde deste domingo (13), segundo o modelo ECMWF.

    Os riscos de chuvas intensas aumentam já na madrugada de domingo (13) com a formação de um pequeno corredor de umidade, devido a presença de um sistema de baixa pressão sobre o oceano que vai influenciar o tempo na região Sul e parte do Sudeste. Durante a manhã, a instabilidade continua sobre a região e há chances de fortes chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no Paraná.

    Mapa de densidade de raios para o domingo (13) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
    Mapa de densidade de raios para o domingo (13) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

    Com a elevação das temperaturas e a presença de umidade, à tarde os riscos de tempestades e de chuvas intensas possuem destaque. Confira os estados com maiores potencial para chuvas intensas e tempestades na tarde de domingo (13):

    • São Paulo (oeste do estado)
    • Minas Gerais (Triângulo Mineiro)
    • Mato Grosso do Sul (extremo leste sul-mato-grossense)
    • Goiás (sul goiano)

    Desta maneira, a indicação é que os moradores dessas áreas fiquem atentos a mudança no tempo a partir de domingo e também aqui, no site da Meteored | Tempo.com.