O tempo no Brasil no fim de semana: alerta de chuvas extremas e risco de geadas; veja as áreas em alerta

A passagem de uma frente fria pelo Brasil intensifica as chuvas na Região Sudeste e provoca queda acentuada nas temperaturas no Sul, onde há risco de geada.

frente
Frente fria e massa de ar polar mudam o tempo no Brasil neste fim de semana. Créditos: Reprodução/Globo.

A passagem de uma frente fria sobre o Brasil traz mudanças significativas no tempo neste fim de semana. No Sudeste, o sistema provoca chuvas volumosas, com potencial para transtornos em algumas áreas.

No Sul, a massa de ar polar associada derruba as temperaturas, elevando o risco de geadas, especialmente nas áreas serranas. Confira os detalhes da previsão do tempo para o fim de semana.

Parte do Sudeste terá acumulados superiores à média mensal em apenas dois dias

Apesar da atualização dos modelos meteorológicos ter reduzido um pouco as projeções iniciais de chuva de 600 mm para os próximos dias, o alerta permanece para a Região Sudeste. O fim de semana será marcado por volumes de chuva bastante expressivos, com potencial para deslizamentos de terra de grande impacto, enchentes e alagamentos.

O sábado (05) será chuvoso em grande parte da região, especialmente na faixa leste, desde o litoral sul de São Paulo até o Espírito Santo, como indicado na previsão de probabilidade de chuva do modelo ECMWF.

probab
Probabilidade de chuva prevista pelo modelo ECMWF para sábado (05) na Região Sudeste.

Além disso, há previsão de chuva para o sul de Minas Gerais, norte do estado de São Paulo e faixa leste do Paraná, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba.

A instabilidade persiste ao longo do domingo (06), com as chuvas concentradas na faixa leste do Sudeste e também na região de Uberlândia (MG).

acumulado
Previsão de chuva acumulada até a noite de domingo (06).

Até o fim do domingo (06), os maiores acumulados estão previstos para:

  • Sul do Espírito Santo, na região de Mimoso do Sul (mais de 250 mm);
  • Entre o litoral norte de São Paulo (Ubatuba) e a região da Costa Verde (Angra dos Reis) no Rio de Janeiro (acumulados em torno dos 200 mm);
  • Entre o norte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a Região Serrana (Petrópolis, Teresópolis, Xalé, Guaupimirim, com mais de 200 mm);
  • Região da Baixada Santista e sul da Região Metropolitana de São Paulo (volume superior a 150 mm em Paranapiacaba).

Esses volumes são altamente expressivos, superando a média climatológica para todo o mês de Abril em apenas dois dias na maioria dessas áreas. As normais climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia indicam totais abaixo de 200 mm para Abril nessas regiões.

Outono com temperaturas de inverno no Sul do Brasil

Enquanto o Sudeste enfrenta chuvas intensas, o Sul do Brasil sentirá os efeitos do avanço de uma massa de ar polar, trazendo temperaturas típicas de inverno. A alta pressão pós-frontal garantirá tempo firme na maior parte da região, exceto pelo Paraná, onde ainda há previsão de chuva na faixa norte e leste, assim como no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

No sábado (05), as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 10°C em grande parte do Sul do Brasil, especialmente nas porções sul e oeste. Alguns modelos meteorológicos indicam temperaturas próximas de 0°C nas Serras Gaúcha e Catarinense, com risco de geada. Nessas áreas, as temperaturas máximas devem se manter baixas, por volta de 13°C.

minimas
Temperaturas mínimas previstas para sábado (05) no Sul do Brasil.

No domingo (06), as mínimas sobem ligeiramente, mas a sensação de frio persistirá em toda a região. Durante a tarde, o tempo aberto permitirá a elevação da temperatura, com Porto Alegre (RS) podendo alcançar 24°C e Uruguaiana (RS) chegando a 26°C. Essa grande amplitude térmica, com madrugadas frias e tardes mais quentes, é uma característica comum das estações de transição, como o outono.

max
Previsão de temperatura máxima para domingo (06), de acordo com o modelo ECMWF.

No entanto, em localidades como São José dos Ausentes (RS), centro-leste de Santa Catarina e Paraná, além do leste do Sudeste, as máximas devem ficar em torno de 14°C a 17°C.