O tempo na semana no Sudeste do Brasil: onda de calor continua, mas frente fria traz refresco para parte da região

A onda de calor continua mantendo o tempo quente e seco durante esta semana, mas previsões começaram a indicar uma frente fria que pode fazer as temperaturas caírem em breve.

Em pleno outono, as altas temperaturas no Sudeste e no Centro-Oeste continuam firmes. Em uma região que compreende São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, boa parte de Minas Gerais (incluindo Triângulo Mineiro, Sul de Minas Gerais e a região metropolitana de Belo Horizonte), norte do Paraná e sul do Mato Grosso e de Goiás, diversas cidades registraram temperaturas superiores a 37ºC neste domingo (05), incluindo:

Devido à essa situação, estão em vigência avisos meteorológicos de onda de calor emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em toda a região mencionada, há possibilidade de risco à saúde devido à temperaturas pelo menos 5ºC acima da média por um período maior do que 5 dias.

Previsão de temperaturas máximas para Quarta-feira (08).
Previsão de temperaturas máximas para Quarta-feira (08) mostra que os valores continuam em torno dos 37ºC na maior parte do Centro-Oeste e Sudeste devido à onda de calor.

Isso tudo acontece devido à presença de um bloqueio atmosférico - uma massa de ar seco associada a uma região de pressão atmosférica muito alta, que impede o avanço de massas de ar frio e chuvas. Isso deixa o tempo sobre o Brasil Central bastante ensolarado e quente.

Ao longo desta semana, inclusive, os índices de umidade relativa em parte do Sudeste e do Centro-Oeste podem atingir valores inferiores a 30%, que podem causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, incluindo sangramento pelo nariz; irritação dos olhos; excesso de eletricidade estática em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios florestais.

Previsão de Umidade Relativa na quarta-feira (08).
Previsão de Umidade Relativa na quarta-feira (08) mostra valores abaixo dos 30%, o que sinaliza um tempo muito seco e que pode causar problemas de saúde na população.

Para cuidar da saúde durante esse período quente e seco, recomenda-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água ou outros métodos; permanecer em locais protegidos do sol ou áreas vegetadas; caso precise sair no sol, usar protetor solar; além de beber água de maneira abundante.

Frente fria traz breve alívio para a onda de calor em parte do Sudeste

Felizmente, as últimas atualizações da previsão estão indicando que pode haver um breve alívio para a onda de calor na semana que vem. Uma frente fria mais intensa vai conseguir avançar mais pelo país, fazendo as temperaturas caírem no Mato Grosso do Sul a partir da segunda-feira (13).

Na quarta-feira (15), a massa de ar frio atinge também parte do Estado de São Paulo (principalmente litoral sul, Vale do Paraíba e região metropolitana da capital), sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, fazendo as temperaturas caírem.

Na madrugada da quinta-feira (16), as mínimas podem chegar a valores inferiores a 10ºC na maior parte da região Sul e também em pontos isolados da região Sudeste, conforme representado pelas cores esverdeadas no mapa.

Previsão de temperaturas mínimas para Quinta-feira (16) da semana que vem.
Previsão de temperaturas mínimas para Quinta-feira (16) da semana que vem mostra temperaturas abaixo dos 10ºC em pontos localizados do Sudeste (representadas por cores verdes).

Essa é uma notícia excelente principalmente para quem mora nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nas demais regiões, no entanto, a onda de calor não vai dar trégua e as altas temperaturas podem perdurar por ainda mais tempo, com termômetros chegando a temperaturas próximas dos 40ºC.

EM RESUMO, uma frente fria pode fazer as temperaturas caírem em parte do Sudeste ao longo da semana que vem, especialmente a partir do dia 15. Essa queda de temperaturas será sentida no Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro, parte de São Paulo e sul de Minas Gerais. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 10ºC em pontos isolados.

Para descobrir as temperaturas exatas previstas para o seu município, tanto para esta semana quanto para a próxima, não deixe de conferir a previsão completa e detalhada para sua localização aqui no site da Meteored | Tempo.com.