Novos temporais previstos para o Sul, seguidos de queda da temperatura

Nos próximos dias o processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada leva potencial para novos eventos tempestivos na Região Sul. A incursão de uma massa de ar frio também é destaque.

tempestade no Sul
Alerta de chuvas intensas e tempestade que podem vir acompanhadas de granizo na Região Sul. Queda das temperaturas também é destaque.

Após uma semana chuvosa em boa parte da Região Sul, as chuvas passaram a ocorrer de forma bastante isolada, com registro de tempo firme em boa parte dos três estados. Apesar de isoladas, núcleos de tempestades atingiram o sul e leste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, principalmente no último domingo (19) devido à atuação de uma região de cavado.

Nos próximos dias, o sistema se intensifica dando origem a uma ciclone extratropical e sua frente fria associada. Neste processo, chuvas intensas e tempestades deixam em alerta parte dos três estados do Sul. A posterior queda das temperaturas também é destaque.

Alerta de chuvas intensas e tempestades

Nesta segunda-feira (20), já na madrugada, tempestades e chuvas intensas atingem o sul do Rio Grande do Sul e a faixa leste até a região metropolitana de Porto Alegre e litoral norte. Já no início da manhã, as chuvas ocorrem com maior intensidade se estendendo pela Campanha e extremo oeste. Há potencial para intensas rajadas de ventos e queda de granizo. No estado de Santa Catarina e no Paraná, bastante nebulosidade no centro-leste, com chance de chuva fraca e isolada no leste catarinense.

No decorrer da manhã, as chuvas se espalham pela metade sul, ocorrendo com moderada a forte intensidade no sul e na região da Campanha. Em Santa Catarina, a chuva acontece de forma mais abrangente, principalmente na região metropolitana de Florianópolis.

No período da tarde, as instabilidades perdem intensidade e passa a chover com fraca a moderada intensidade em toda a metade sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região serrana. No extremo sul de Santa Catarina, passa a chover também, mas sem potencial para tempestades. No restante do território catarinense e no Paraná o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens somente na porção leste.

Já no período da noite, volta a chover forte, porém somente no nordeste gaúcho e no sul catarinense. Há potencial para ocorrência de tempestades, intensas rajadas de ventos,e queda de granizo.

Alerta tempestades
Alerta de tempestades na noite de segunda-feira (20) no nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina..

Na terça-feira (21), o ciclone extratropical já está formado e atuando no oceano, juntamente com sua frente fria associada e uma região de cavado, tudo influenciando o tempo na Região Sul.

Pela manhã há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no extremo norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Nas demais regiões catarinense, chuva isolada de fraca a moderada intensidade, e na metropolitana de Porto Alegre e na serra gaúcha, apenas chuva fraca.

alerta tempestades
Tempestade atingem o leste de Santa Catarina e do Paraná na tarde da terça-feira (21).

No período da tarde, as chuvas continuam entre o meio oeste catarinense e o norte do Rio Grande do Sul. Já no leste e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, há alerta de tempestades por volta de meados do período. A partir do fim da tarde, as chuvas diminuem bastante de intensidade e passam a ocorrer também no oeste e sul do Paraná, sem potencial para transtornos.

Na quarta-feira (22), a influência fica apenas pela massa de ar frio que contribui para o transporte de umidade para o leste da Região Sul e para a formação de um fraco cavado no Rio Grande do Sul. Assim, o tempo fica nublado e com ocorrência de chuva fraca e isolada, alternando com períodos de melhoria em boa parte do território gaúcho e no leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Do calor ao frio

Mudança de temperaturas está prevista nos próximos dias. Devido à intensificação do cavado no Rio Grande do Sul, o escoamento de norte se intensifica, proporcionando aumento das temperaturas em toda a Região Sul.

Nesta segunda-feira (20) com máximas de 36°C a 37°C no norte, noroeste e oeste do Paraná, de 27°C a 31°C no oeste e norte de Santa Catarina e de 27°C a 30°C na metade norte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, máxima de 27°C, em Florianópolis de 25°C, e em Curitiba, as temperaturas chegam aos 29°C.

Na terça-feira (21), a massa de ar frio já atua na Região Sul e pela manhã a sensação é de frio em todas as regiões gaúchas e amena no oeste e sul catarinenses. No Paraná, o calor ainda predomina. Somente a partir do fim do dia, que o ar frio chega ao sul e leste paranaenses.

Na quarta-feira (22), a massa de ar frio se deslocam para o oceano, mas mantém as temperaturas amenas e a ligeira sensação de frio no Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, sul e leste do Paraná. No oeste catarinense, oeste e norte paranaenses, o calor ainda predomina, com máximas de até 30°C.