Nova massa de ar polar chega nesta quinta-feira ao Brasil e promete frio duradouro e incomum; confira a previsão
A partir desta quinta-feira uma nova massa de ar frio começa a avançar sobre o Brasil. A massa de ar polar promete frio intenso e causa grande queda nas temperaturas.

No decorrer desta semana está prevista a chegada de uma nova massa de ar polar entre quinta (7) e sexta-feira (8). O ar frio vai atuar sobre o Sul do Brasil e nos dias seguintes avança para outras áreas do Centro-Oeste e do Sudeste onde há aumenta a expectativa de temperaturas próximas a 0°C.
A presença da massa de ar polar na retaguarda de uma frente fria vai provocar queda acentuada nas temperaturas já a partir da quinta-feira (7), logo após a passagem do sistema.
Quinta e sexta-feira gelada no Sul do Brasil
A previsão é que as máximas não vão ficar acima de 20°C nesta quinta (7) e sexta-feira (8) em Porto Alegre/RS e região metropolitana, além da faixa centro-sul do Rio Grande do Sul. Na serra catarinense os termômetros não superam os 17°C.
O amanhecer de sexta-feira (8) será gelado em boa parte do estado gaúcho, onde as mínimas ficam inferiores a 8°C. A massa de ar polar já terá chegado a Santa Catarina e parte do Paraná, onde também derruba as temperaturas. As máximas no sul do estado paranaense não superam os 11°C.

No estado catarinense, a região central, oeste e sul terão mínimas variando entre 5°C e 10°C, com máximas de 14°C e no Paraná, as temperaturas amenas ficam por conta da porção sul do estado com máximas variando entre 11°C e 16°C.
Fim de semana: Ar polar avança sobre o país
Para trazer mais informações sobre o final de semana, faremos uma pequena análise do que é mostrado pelo Extreme forecast index (EFI). O EFI é um indicativo de quão extremo pode ser a ocorrência de um evento com relação à média dos últimos anos (climatologia).
Neste caso, foi utilizado o percentil 99 da temperatura mínima do ar no EFI, que indica onde as temperaturas mínimas previstas estão entre as 1% mais baixas de todo o histórico da região. O EFI possui alguns limiares a serem seguidos:
- Valores entre -0.5 e -0.8 indicam que o tempo pode ser “incomum”,
- Valores inferiores a -0.8 sugerem que um evento “muito incomum” ou “extremo” pode ocorrer.
No sábado (9) as temperaturas mínimas, classificadas como incomum, ficam abaixo da média nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul, além de uma pequena parte do Mato Grosso.

De sábado (9) para domingo (10) a massa de ar frio ganha intensidade, o que proporciona a chances de eventos muito incomuns ou até mesmo extremos abrangendo pelo menos 4 estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Há possibilidade de geadas neste sábado (9) e no domingo (10) sobre áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Nestas estados há localidades com previsão de temperaturas inferiores a 4°C, em especial, nas serras onde a madrugada e o amanhecer podem ter mínimas ainda mais baixas, devido a altitude.
Com o avanço da massa de ar polar sobre o Centro-oeste e Sudeste do Brasil, as temperaturas caem bruscamente em alguns municípios. No Rio de Janeiro/RJ e Uberlândia/MG, por exemplo, queda de 7°C na temperatura máxima prevista entre sexta (8) e sábado (9).

Durante o domingo (10), o ar frio se espalha pela região e deixa as temperaturas mínimas entre 1°C e 6°C, o que aumenta os riscos de geadas. As máximas não bem e ficam inferiores a 25°C em boa parte de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.