Frente fria começa a mudar o tempo no Sudeste nesta terça-feira; confira a previsão
Após dias com manhãs geladas e tardes com temperaturas em elevação, uma mudança no tempo está prevista para o meio da semana, com chuvas, tempestades e nova queda de temperaturas.

Ao longo do último fim de semana, a região Sudeste do Brasil registrou uma grande amplitude térmica, com manhãs frias e tardes quentes, além de um aumento progressivo da nebulosidade - sinalizando que uma frente fria está a caminho.
No último domingo (3), enquanto as temperaturas mínimas ficaram abaixo de 5°C nos locais mais frios, as temperaturas máximas se aproximaram ou ultrapassaram os 30°C em diversas cidades, como Valparaíso (SP) e Campina Verde (ES), de acordo com os registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Entre as capitais, Rio de Janeiro (RJ) registrou 28,8°C, São Paulo (SP) 26,9°C, Vila Velha (ES) 26,8°C e Belo Horizonte (MG) 24,6°C.
A partir da próxima terça-feira (5), uma mudança está prevista para a região, quando a nova frente fria começa a atingir o estado de São Paulo e, posteriormente, se espalha sobre o leste da região Sudeste. Confira os detalhes.
Terça-feira: a chuva chega a São Paulo
A frente fria que vem avançando sobre a região Sul do Brasil deve alcançar o litoral sul de São Paulo ao longo da manhã de terça-feira (5), afetando a faixa desde Cananéia (SP) a Peruíbe (SP), se estendendo até a região de Turvo (SP).

Ao longo do dia, a chuva se espalha sobre o estado de São Paulo, na forma de pancadas isoladas de fraca intensidade no interior, podendo ser mais intensa na região entre Guareí (SP) e São Miguel Arcanjo (SP). Na faixa litorânea a chuva deve ser mais constante ao longo do dia, mas sem potencial para causar transtornos.

Também há previsão de chuva para a capital paulista, à noite, e pancadas isoladas de fraca intensidade nas regiões de Campos dos Goytacazes (RJ) e Serrana do Rio de Janeiro, além do sul do Espírito Santo.
Quarta-feira: risco de tempestades
Há previsão de que a chuva permaneça sobre o litoral sul de São Paulo durante a madrugada da quarta-feira (6), podendo ter intensidade até moderada em alguns momentos. Pancadas isoladas de fraca intensidade estão previstas para toda a faixa leste da região Sudeste ao longo do dia, mas, durante à tarde, há alerta para potencial desenvolvimento de tempestades sobre algumas áreas.

As áreas em alerta para tempestades são:
- Nova Friburgo (RJ), Taubaté (SP), Cruzeiro (SP), Cachoeira Paulista (SP), com intensidade de moderada a forte
- Região de divisa entre São Paulo e Minas Gerais, numa faixa desde Cajuru (SP) até a área de Taubaté (SP), intensidade moderada
- Uberaba, Belo Horizonte, Lavras, em Minas Gerais, com menor intensidade
Na região das tempestades, a chuva pode ser localmente intensa, mas de curta duração. Ao longo da quinta-feira (7) ainda pode chover de forma isolada nas regiões serranas e do litoral, mas na forma de chuva leve.
Os volumes acumulados não devem causar transtornos, sendo que as regiões mais afetadas serão o litoral sul de São Paulo e Baixada Santista, onde os acumulados até o fim da quinta-feira (7) podem alcançar 40 mm.

Com a passagem desse sistema frontal, as temperaturas mínimas continuarão frias na faixa leste do Sudeste e as máximas, que vinham se elevando, voltam a ficar contidas, com tardes mais frias.
Manutenção do frio: temperaturas máximas até 7°C abaixo da média
Enquanto as temperaturas mínimas entre terça e quinta-feira (7) estão previstas dentro da normalidade e bastante semelhantes à última semana, a maior diferença será percebida nas temperaturas durante a tarde, a partir de terça-feira (5).
Na parte mais continental da região, como no oeste de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais, as máximas continuam da ordem dos 30°C.

No fim da semana, há previsão de formação de um novo sistema frontal, que deve intensificar o frio ao longo do final de semana.