Nesta quinta, 30 de outubro, 14 estados tem previsão de chuva; confira a lista

O tempo fica instável em pelo menos 14 estados espalhados pelo Brasil, nesta quinta-feira. Há previsão de chuvas em várias cidades com potencial para registros de transtornos.

    O restante desta quarta-feira (29) tem chuva prevista para a Região Sul do Brasil. Áreas de instabilidade atuam na região e a medida que as horas passam, o avançam para áreas do Sudeste. Nas últimas 24 horas, os volumes de precipitação superaram os 100 mm em áreas do leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

    A quinta-feira (30) será marcada por tempo instável e muita nebulosidade em grande parte do Brasil. A atuação da frente fria sobre o país é a principal responsável pelas condições de chuva e céu encoberto observadas em várias regiões.

    De acordo com o modelo de previsão do tempo, municípios de 14 estados devem registrar chuva ao longo do dia. Confira a lista dos estados com previsão de precipitação:

    • Amazonas
    • Acre
    • Espírito Santo
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Minas Gerais
    • Pará
    • Paraná
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
    • Rondônia
    • Santa Catarina
    • São Paulo

    A seguir, veja a previsão detalhada para esta quinta-feira (30) e confira como o avanço da frente fria influencia no tempo da sua região.

    Chuvas afetam boa parte do Brasil nesta quinta-feira

    A atuação do ciclone próximo à costa brasileira, associada à sua frente fria, mantém o tempo instável sobre as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e partes da Região Sul nesta quinta-feira (30). Desde a madrugada, o céu permanece encoberto em grande parte do centro-sul e também em áreas da Região Norte.

    Há previsão de chuva leve para o interior de São Paulo, Minas Gerais e leste do Paraná e de Santa Catarina. Já as pancadas mais intensas devem ocorrer no Norte do país, atingindo Amazonas e Rondônia, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas.

    Previsão de nebulosidade e de chuva para a tarde de quinta-feira (30).
    Previsão de nebulosidade e de chuva para a tarde de quinta-feira (30), de acordo com o modelo ECMWF.

    Durante a manhã, as chuvas ganham força sobre o estado de São Paulo, alcançando a capital, o Vale do Paraíba e a porção central. No oeste do Amazonas, o tempo segue com chuvas fortes, enquanto áreas pontuais do Pará e do noroeste do Mato Grosso também registram precipitações, embora com baixo risco de transtornos.

    A tarde será de atenção para várias regiões. No Sudeste, os 4 estados ficam em alerta, e parte de Goiás e do Mato Grosso do Sul pode ter chuvas e tempestades localizadas. O estado de Minas Gerais será um dos mais afetados, com chuvas fortes, trovoadas e possibilidade de tempestades no sul, leste e oeste do território e riscos de transtornos.

    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quinta-feira (30).
    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quinta-feira (30) mostra as localidades com maiores chances de chuva.

    No centro-norte do país, as chuvas se espalham por Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e norte do Mato Grosso. Com a atmosfera carregada de umidade, o céu fica fechado e há potencial para transtornos causados pelas precipitações intensas.

    Durante a noite, as chuvas perdem intensidade sobre o centro-norte, mas persistem no leste do Sudeste, especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde a instabilidade aumenta e exige atenção redobrada.

    Os maiores acumulados são previstos para o interior paulista, com valores acima de 50 mm. Em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, o volume acumulado fica entre 15 e 35 mm.

    Precipitação acumulada prevista entre quarta (29) e sexta-feira (31).
    Precipitação acumulada prevista entre quarta (29) e sexta-feira (31), mostra que os maiores volumes de chuva irão se concentrar no interior paulista, de acordo com o modelo ECMWF.

    No Norte, as chuvas se concentram no oeste do Amazonas e do Acre — embora sejam fortes, os volumes não serão extremos, superando 50 mm apenas em pontos isolados. Nas demais áreas da região, a precipitação não deve ultrapassar 40 mm.