Muito calor no Centro-Sul e alerta de chuvas intensas em parte do SE

No último fim de semana do ano, o destaque fica para o aumento das temperaturas no Centro-Sul, principalmente, na Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Além disso, há alertas de chuvas intensas para o Rio de Janeiro e parte dos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

alertas
Último fim de semana do ano, com temperaturas elevadas e sensação de bastante calor no Centro-Sul do país e alerta de chuvas intensas para SP, MG e RJ

O mesmo padrão observado nesta semana em relação à distribuição da precipitação, se mantém para o fim de semana, com ocorrência de pancadas isoladas no Brasil Central, com chuvas abrangentes mais para o noroeste do país e parte do Sudeste.

Destaque também para as temperaturas elevadas para o Centro-Sul e parte do Nordeste, com máxima chegando facilmente aos 30°C.

Alerta e destaques para o fim de semana

No sábado (26), uma região de cavado no Sudeste contribui para a manutenção da umidade no Centro-Norte do país. Assim, o tempo fica nublado pela manhã em boa parte do estado de São Paulo, com exceção do oeste, no Triângulo Mineiro, no sul e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, e com chuva no Mato Grosso, norte de Goiás, no Tocantins, sul do Pará, e muito intensa em Rondônia e no leste do Acre.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e há alerta de temporais isolados no norte e leste paulista, no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, em praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção para a metade-oeste do Mato Grosso do Sul e região do MATOPIBA.

Na região do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, há alerta de chuvas intensas que levam potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos.

Para o restante do Nordeste, destaque para o leste da Região, onde os ventos de leste proporcionam um tempo mais nublado, com baixa possibilidade de chuva e sensação mais amena, condição oposta observada no interior e norte, onde o sol aparece entre poucas nuvens e faz muito calor. No Sul, o mesmo é esperado, tempo nublado no leste de Santa Catarina e do Paraná, com tempo firme e quente no restante da Região.

No domingo (27), o mesmo padrão é observado, com chuvas concentradas desde o oeste da Região Norte até o Rio de Janeiro, incluindo a região do MATOPIBA. As chuvas pela manhã ocorrem com moderada a forte intensidade em Rondônia e no Acre, e isoladas de fraca intensidade no norte e leste paulista.

No período da tarde, novamente há alerta para temporais isolados, nas mesma áreas do dia anterior, com destaque para o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, onde são esperados as chuvas mais abrangentes e volumosas. Na Região Sul o destaque fica para as altas temperaturas e sensação de calor ao longo do dia, com potencial para temporais isolados em toda a faixa leste a partir do meio da tarde.