Muito calor e pouca chuva em boa parte do Brasil

Nos próximos dias as temperaturas se mantêm elevadas e o calor se intensifica em boa parte do Brasil. Para agravar, o tempo seco irá predominar. No entanto há risco para temporais em algumas localidades. Confira mais detalhes da previsão aqui!

Temperaturas continuam elevadas e há pouca chuva prevista em boa parte do Brasil.

Durante essa semana um sistema de alta pressão atmosférica está impedindo que sistemas frontais cheguem até o Sudeste e consigam organizar umidade na porção central do país. Devido isso, as chuvas ocorrem de forma muito irregular e as temperaturas ficam bastante elevadas. Para os próximos dias essa condição se mantém, porém há previsão da chegada de uma nova frente fria na Região Sul.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (30) será mais um dia de calor em todo o Brasil, com temperaturas que chegam próximas dos 40°C desde a Região Sul até o Nordeste. Os maiores valores são esperados para o centro e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, o leste catarinense, principalmente a porção mais ao norte da região, no oeste paulista, no Rio de Janeiro e no estado do Mato Grosso do Sul. Há a chance de ser o dia mais quente de Janeiro deste ano em várias localidades.

Em relação à chuva, há previsão de pancadas fortes mais para o fim do dia no sul do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, chove de forma isolada somente no norte do Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, sendo que neste último estado, há previsão de chuvas abrangentes nas áreas mais ao norte. No norte do Paraná e centro-oeste de São Paulo, há uma pequena chance de pancadas de chuva, porém, ocorrem de forma muito isolada e de curta duração. Já na faixa norte do Brasil, as chuvas se mantêm volumosas devido à presença da Zona de Convergência Intertropical.

Na quinta-feira (31) a frente fria se mantém na metade sul do Rio Grande do Sul, provocando chuva de fraca à moderada intensidade já pela manhã. No decorrer do dia, o sistema frontal recua um pouco, diminuindo as chuvas na porção mais central do estado e levando risco de temporais para as áreas mais ao sul. Essa condição provoca o aumento das temperaturas na parte da tarde e a intensificação da sensação de abafamento. Na parte da noite há risco de temporais na região metropolitana de Porto Alegre e no nordeste do estado.

No restante do país o tempo mais firme e quente predomina, com previsão de pancadas bastante isoladas no meio-oeste catarinense, sul, norte e leste do Paraná. Em São Paulo, há chance de chuva mais para o fim da tarde no norte e leste do estado, que ocorre também de forma muito isolada. Nas demais regiões, não há mudanças nas condições do tempo.

Na sexta-feira (01), o sistema frontal que estava atuando no Rio Grande do Sul, se afasta para o oceano, mas consegue deixar a atmosfera mais instável no Paraná e em São Paulo, aumentando a nebulosidade e provocando pancadas no início da tarde no norte paranaense e no oeste paulista. Mais para o fim da tarde há chance para pancadas de chuva forte no leste desses estados.

No restante do país as temperaturas se mantém elevadas e não há grandes mudanças em relação aos dias anteriores. No entanto, o destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde outro sistema frontal passa a atuar e a provocar chuva já pela manhã no oeste e sul do estado, com possibilidade de ocorrerem temporais. Na parte da tarde, esse risco passa para as áreas mais centrais, no norte e leste do estado, se estendendo até o sul de Santa Catarina.