Chuvas continuam e há risco de tempestades para 17 estados nesta terça, 30; veja a previsão

A mudança de padrão já está em curso e as chuvas ocorrem em boa parte do Brasil nesta terça-feira, 30. Metade do país está sob alerta de chuvas intensas e tempestades atingem estes 17 estados. Veja a previsão.
O padrão das chuvas nesta terça-feira (30) é bastante semelhante ao observado nesta segunda-feira (29), com redução do potencial em algumas áreas e em outras aumentando a intensidade da precipitação. Independente disso, metade do Brasil está sob alerta e risco de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com severidade, em 17 estados distribuídos nas 5 regiões do país.
Os eventos mais significativos e abrangentes de precipitação ocorrem a partir da tarde, entre as 15h e as 20h. No período da manhã, as chuvas acontecem em pontos muito restritos do Brasil que não trazem riscos.
A seguir trazemos os mapas de previsão e as regiões de maior risco no Brasil nesta terça-feira, 30 de dezembro, a véspera do fim de ano.
Alertas de chuvas intensas e de tempestades
No período da manhã desta terça-feira (30), o tempo firme predomina em praticamente todo o Brasil. A maior concentração de nuvens se dá no norte do Brasil e na Região Sul, devido à atuação de uma região de cavado.
Assim, o tempo fica nublado em todo o Amazonas, Amapá, norte de Rondônia, metade leste do Pará, na porção norte do Centro-Oeste, abrangendo o norte do Mato Grosso e de Goiás, no norte do Rio Grande do Sul, no centro e leste de Santa Catarina, no leste do Paraná e no sul de São Paulo.

Há previsão de chuvas fraca a moderada somente no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no sul de Santa Catarina até a região de Florianópolis, na região de Manaus, no Amazonas, e no norte do Amapá.

A partir da tarde, as instabilidades começam a se desenvolver pelo Brasil e o potencial de chuvas intensas e de tempestades aumenta, com maior risco entre as 15h e 20h. As áreas em alerta são:
- Região Sul: metade norte do Rio Grande do Sul, com exceção da região de Porto Alegre; meio-oeste, todo o estado de Santa Catarina; todo o estado do Paraná.
- Região Sudeste: sul, leste, oeste e norte de São Paulo; Rio de Janeiro; centro-sul, região da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro em Minas Gerais.
- Região Centro-Oeste: sul e oeste do Mato Grosso do Sul; centro-norte do Mato Grosso; centro-norte de Goiás.
- Região Norte: Tocantins; Amazonas; sul de Rondônia; oeste e centro-sul do Pará; Amapá.
- Região Nordeste: oeste da Bahia; sul do Piauí; sul do Maranhão.
Boa parte do Brasil central está com previsão de um padrão mais pontual das pancadas de forte e tempestades. Já na Região Sul, leste do Sudeste e entre as regiões Norte e Centro-Oeste, há maior potencial de chuva abrangente.