Tempo severo no RS: desaparecidos, carros arrastados, granizo, alagamentos e inundações; alertas continuam para o estado
Moradores registram queda de granizo e ruas totalmente alagadas em diversos municípios do RS. Tempestade avançou pelo estado entre a noite de ontem e durante as primeiras horas desta terça-feira.
- Veja mais em: RS ainda sob alerta vermelho: granizo e chuvas intensas ainda são previstos; confira as áreas de risco

Como antecipado pela equipe da Meteored | Tempo.com as chuvas chegaram com muita intensidade sobre o Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira (16). Os municípios das regiões centro e oeste do estado gaúcho foram as mais afetadas, em diversas localidades o acumulado em apenas 24 horas superou o que estava previsto para todo o mês de junho.
O volume de precipitação superou os 140 mm em cidades da região central do estado. Confira alguns dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia no estado:
- Encruzilhada do Sul/RS - 159,2 mm
- Santa Maria/RS - 153,4 mm
- São Vicente do Sul/RS - 147,6 mm
- Alegrete/RS - 143,2 mm
- Faxinal do Soturno/RS - 142,4 mm
Com grandes volumes de precipitação em um curto período de tempo, ruas ficaram alagadas e intransitáveis em cidades como Candelária/RS, Alegrete/RS e Santa Maria/RS.

As imagens de satélite revelam que as chuvas intensas ocorreram por volta das 2h da manhã (área mais escura) afetando boa parte do território gaúcho, cidades como Cacequi/RS, Santa Maria/RS e São Gabriel/RS foram algumas das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas.
Tempestade com chuva intensa e granizo provoca estragos no RS
No início da noite desta segunda-feira (16) a tempestade que avançou sobre o oeste gaúcho provocou muita chuva e queda de granizo na região. A cidade de Santana do Livramento/RS foi uma das mais atingidas, moradores gravaram os momentos de tensão vividos na cidade. Veja:
Poucos minutos de granizo forte cobriram com gelo as ruas de Santana do Livramento, RS, na noite de ontem (16) pic.twitter.com/5KxYjBQ7c0
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 17, 2025
Nas primeiras horas desta terça-feira (17) as chuvas caíam com forte intensidade em áreas do centro-oeste gaúcho. Em Alegrete/RS, as ruas foram tomadas pelas águas que quase arrastaram carros. Diferentemente do ocorrido registrado em Candelária/RS.
Na cidade gaúcha, durante as fortes chuvas desta manhã um carro foi arrastado ao tentar atravessar o Arroio Molha Grande, a bordo haviam duas pessoas que estão desaparecidas. De acordo com as últimas atualizações, o Corpo de Bombeiros intensificou as buscas, mas ainda sem sucesso.

O boletim emitido pela Defesa Civil Estadual indica que pelo menos 11 cidades relataram prejuízos devido às fortes chuvas ocorridas desde a noite desta segunda-feira (16) até a manhã de terça-feira (17). Algumas cidades se encontram sem energia elétrica e com rodovias interditadas, confira algumas delas: Colinas/RS, Encruzilhada do Sul/RS, Paraíso do Sul/RS, Santa Maria/RS e Santana do Livramento/RS.

Além das chuvas e do granizo, houve registros de fortes rajadas de vento que provocaram a queda árvores e causaram o rompimento de cabos de energia. Em Nova Hartz/RS, uma árvore caiu em uma residência levando consigo poste de energia e provocando sérios danos à estrutura. Boa parte da cidade ficou sem energia.
Chuvas intensas continuam nesta quarta-feira
Ainda há muita chuva por vir no restante desta terça-feira (17) e também ao longo de toda a quarta-feira (18). Para as próximas horas há previsão de acumulados que superam os 100 mm para o Rio Grande do Sul. Além disso, não são descartadas a ocorrência de novas quedas de granizo no estado.

O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que a fronteira oeste do estado, que faz divisa com a Argentina, será a mais afetada. Há riscos de formação de granizo intenso que podem causar prejuízos às casas e as plantações da região. Os municípios próximos a São Borja/RS, Itaqui/RS e Santiago/RS devem ficar em estado de atenção.