O clima em Junho: intensa mudança de padrão pode acontecer em meados do mês!

Previsões indicam que os padrões de chuva e temperatura podem variar bastante ao longo do mês de Junho, com mudanças drásticas entre a primeira e a segunda quinzena do mês.

Clima em Junho: Mudanças drásticas entre primeira e segunda quinzena
Vai fazer frio? Previsões indicam irregularidades na chuva e na temperatura durante Junho, com mudanças drásticas entre a primeira e a segunda quinzena do mês.

Em Junho, o Brasil já está entrando na estação menos chuvosa do ano. Dia 21, começa oficialmente o inverno, que é um período tipicamente frio e seco na maior parte do país. Com isso, espera-se uma redução das chuvas e das temperaturas especialmente no centro-sul do país.

No entanto, será que este padrão vai se manter regular ao longo do mês inteiro e em todas as regiões? Será que o El Niño, que está se configurando, já pode influenciar o clima brasileiro? Para responder a estas questões, vamos analisar juntos os principais fenômenos climáticos e suas previsões.

Temperatura da Superfície do Oceano

No Oceano Pacífico Equatorial, é possível perceber a presença de uma grande região com temperaturas superficiais mais quentes que o normal - que caracteriza o El Niño que vem se configurando já a vários meses.

Mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície dos oceanos para o mês de junho.
Mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície dos oceanos para o mês de junho.

No entanto, em suas fases iniciais o El Niño não causa efeitos tão pronunciados no clima global, e portanto o fenômeno não deve influenciar o clima ao longo do mês de junho. Há possibilidade, no entanto, que o fenômeno atue nos meses seguintes de inverno.

Oscilação Antártica

A Oscilação Antártica (abreviada como AAO) é um índice capaz de traçar panoramas climáticos para o centro-sul do país com previsibilidade de cerca de duas semanas. Tendências e/ou valores negativos favorecem a atuação de sistemas de precipitação, principalmente na Região Sul.

Mapa de condição registrada e previsão da Oscilação Antártica para Junho.
Mapa de condição registrada (linha cheia preta) e previsão (linhas vermelhas e média em linha tracejada) da Oscilação Antártica para Junho.

É possível perceber que, no início de junho, a tendência do índice AAO é se manter predominantemente positivo. Na prática, isso desfavorece a formação de sistemas transientes, como frentes frias, e reduz a formação de chuvas no Sul e Sudeste.

Ao longo da segunda semana do mês, no entanto, o índice pode migrar para valores negativos ou mais próximos da neutralidade, deixando de inibir a formação de ciclones e frentes frias no país.

Oscilação de Madden-Julian

A Oscilação de Madden Julian (OMJ), por sua vez, é capaz de potencializar ou inibir eventos de precipitação no Norte e Nordeste do Brasil, favorecendo movimentos de ascendência do ar (que tornam o clima mais chuvoso) ou subsidência (que o tornam mais seco).

Tendências da Oscilação de Madden-Julian para Junho.
Tendências da Oscilação de Madden-Julian de acordo com modelos de previsão para Junho.

É possível observar que, nas próximas semanas, a circulação associada à OMJ vai causar anomalias fracas na porção Norte do país, impulsionando levemente a formação de chuvas especialmente na região Norte e interior do Nordeste, embora não seja uma forçante muito intensa.

Anomalias de chuva para Junho

O modelo de confiança da Meteored, o europeu ECMWF, traz também padrões de precipitação interessantes de se observar em paralelo aos fenômenos meteorológicos citados anteriormente - e indica que pode haver uma mudança de padrão na metade do mês.

Mapas de previsão semanal de anomalia de chuva do modelo ECMWF para Junho.
Mapas de previsão semanal de anomalia de chuva do modelo ECMWF para Junho.

Junho se inicia com um clima mais seco que o normal no Sul, refletindo o padrão observado do índice AAO. A partir da segunda semana de Junho, no entanto, o padrão do índice muda e isso se reflete em um retorno das chuvas para valores dentro ou levemente acima da média.

Junho também se inicia com uma banda de precipitação mais intensa na altura de São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas já a partir da segunda semana, a tendência é de que as chuvas permaneçam dentro a abaixo da média em todo o resto do país - especialmente no norte e nordeste do país, onde o índice MJO não apresentará influência significativa.

Anomalias de temperatura para Junho

Da mesma maneira, o clima se inicia mais quente que o normal no Sul do Brasil, e na segunda quinzena do mês passa a ficar mais frio - o que sinaliza, novamente, a mudança de padrão e incursão mais frequente de massas de ar polar no país.

Mapas de previsão semanal de anomalia de temperatura do modelo ECMWF para Junho.
Mapas de previsão semanal de anomalia de temperatura do modelo ECMWF para Junho.

A banda de precipitação sobre SP e MS se traduz em temperaturas mais baixas; e o mesmo ocorre no Nordeste, que registrará temperaturas mais amenas. No entanto, este padrão muda na segunda quinzena do mês, e se destacam as temperaturas mais quentes que o normal em praticamente toda a porção norte do país, mais próxima do equador.

EM RESUMO: O El Niño ainda não atua no clima brasileiro durante Junho. No Sul, o clima se inicia seco e quente na primeira quinzena, e se torna mais chuvoso e frio na segunda. No restante do país, espera-se um junho mais seco que o normal, com temperaturas mais quentes especialmente no Norte e no Nordeste.

Como as previsões de longo representam tendências regionais, elas podem mudar especialmente de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações e as previsões específicas para sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.