Ar polar intenso vai atingir 13 estados nos próximos dias: chance de neve e alerta de geadas severas; confira

Uma massa de ar polar avança pelo país a partir desta sexta-feira, causando uma queda expressiva das temperaturas em diversos estados e ocasionando geadas abrangentes e possibilidade de neve em municípios pontuais.
- Mais informações: Frente fria chega nesta quinta-feira e traz tempestades para 5 estados
Nas últimas horas desta quinta-feira (07), uma massa de ar frio intensa começa a avançar por território brasileiro, afetando inicialmente o sul do Rio Grande do Sul. No entanto, seus efeitos começam a ser sentidos especialmente a partir de amanhã.
Ao longo desta sexta-feira (08), a massa de ar frio fará as temperaturas caírem em diversos estados, entre eles:
- Rio Grande do Sul (todo o território)
- Santa Catarina (todo o território)
- Paraná (todo o território)
- Mato Grosso do Sul (todo o território)
- Mato Grosso (sul e oeste do estado)
- Goiás (sul do estado)
- São Paulo (todo o território, com menor intensidade)
- Minas Gerais (Alto Paranaíba e sul do estado)
- Rondônia (centro-sul do estado)

Ao longo do sábado (09) e do domingo (10), a massa de ar frio avançará ainda mais, causando uma queda pronunciada das temperaturas em outros estados e regiões, inclusive na região norte. Entre as áreas extras que serão afetadas, estão:
- Acre (todo o território)
- Amazonas (centro-sul do estado)
- Mato Grosso (grande parte do estado)
- Goiás (até a altura do Distrito Federal)
- Minas Gerais (até a altura de Belo Horizonte)
- Rio de Janeiro (todo o estado)
- Espírito Santo (todo o estado)
As quedas de temperatura mais expressivas ocorrerão na região Sul, onde temperaturas negativas se formarão na região da Serra gaúcha e Catarinense, com geadas abrangentes em todos os estados.

Também há risco de geadas pontuais no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e sul de Minas Gerais, ao longo do final de semana. Os demais estados mencionados também registrarão alguns graus a menos nos termômetros, embora o frio não atinja níveis tão extremos.
Frente fria traz chance de neve para o Sul
Com o avanço da frente fria, há condições para formação de muita nebulosidade e pontos de precipitação leve na região Sul ao mesmo tempo em que a atmosfera em baixos níveis atinge temperaturas próximas dos zero graus ou negativas.

Essa situação traz condições para formação de precipitação invernal, como chuva congelada ou neve, em alguns municípios pontuais do Rio Grande do Sul.
Há que se considerar, no entanto, que os modelos numéricos de previsão do tempo indicam uma possibilidade baixa de que fenômenos deste tipo ocorram. Portanto, se houver a formação de neve, não será de maneira abrangente nem volumosa, e sim de maneira pontual e rápida.