Massa de ar polar chega ao Brasil nas próximas horas e provoca forte queda nas temperaturas; confira a previsão
Nova massa de ar polar causará declínio acentuado das temperaturas, com previsão de mínimas negativas e alerta de frio extremo para áreas do centro-sul do Brasil.

Entre quinta (7) e sexta-feira (8), as temperaturas entrarão em declínio acentuado na região Sul, mas é no fim de semana que as temperaturas negativas chegam e o frio se espalha sobre parte da região Centro-Oeste e também do Sudeste, onde as temperaturas mínimas serão incomumente frias. Confira os detalhes.
Quinta e sexta: alerta para declínio acentuado
A partir desta quinta-feira (7) começam a diminuir, e a temperatura mínima prevista será essencialmente abaixo dos 13°C desde o Rio Grande do Sul até o sul de Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro. Nas áreas serranas da região Sul e também na Campanha, as mínimas serão abaixo dos 10°C.
Na sexta-feira (8), as temperaturas continuam caindo e o amanhecer será abaixo de 10°C em todo o Rio Grande do Sul, na serra de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. A amplitude térmica será pequena no Sul e as máximas não sobem muito, ficando abaixo dos 15°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná.

As máximas na Serra Gaúcha e Catarinense ficarão entre 5°C e 10°C, o que representa uma anomalia de até 10°C abaixo da média. Mas é no fim de semana que a massa de ar polar ganha força e as temperaturas ficam negativas.
Fim de semana: chance de neve e risco de geada
O sábado (9) terá um amanhecer com temperaturas negativas na região serrana de Santa Catarina, onde pode fazer -2°C (onde há chances de nevar ou para demais precipitações invernais) e também na região central do estado catarinense. No geral, as temperaturas mínimas serão abaixo dos 5°C em toda a região Sul, exceto pela faixa litorânea. Quando a temperatura do ar na superfície fica abaixo dos 5°C há chances de geada, principalmente se as condições forem de céu claro e ventos calmos.
As temperaturas máximas serão abaixo dos 15°C em quase todo o Sul, não passando dos 20°C no leste de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como no sul de Minas Gerais.

No domingo (10) o ar frio continua se intensificando sobre a região Sul, mas também sobre o Centro-Oeste e Sudeste. O frio será generalizado e as temperaturas mínimas serão abaixo dos 5°C em 7 estados:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul (sul do estado)
- São Paulo (sul do estado)
- Minas Gerais (sul do estado)
- Rio de Janeiro (região serrana)
Há risco de formação de geada na metade oeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná de forma generalizada, além do interior de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul e também no sul de Minas Gerais.

Nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, uma ampla área (incluindo as capitais) será de mínimas abaixo dos 9°C, o que representa um evento extremo de frio.
Alerta de frio extremo no Sudeste e Centro-Oeste
O Índice de Previsão Extrema (EFI) do modelo ECMWF para a temperatura mínima indica que o frio previsto para o fim de semana na região Sudeste será extremo. Este índice destaca o quão diferente é uma previsão do tempo em relação à climatologia do próprio modelo.
Valores entre 0,5 e 0,8 representam eventos incomuns, enquanto valores entre 0,8 e 1 representam extremos. Quando analisamos o EFI para a temperatura mínima através do percentil 99, estamos olhando para as 1% de temperaturas mais frias já previstas anteriormente.

O mapa acima indica valores de ‘incomuns’ a ‘extremos’ sobre a região Sudeste e Centro-Oeste neste domingo (10) através da escala de cores em azul e rosa. Isso significa que as temperaturas mínimas previstas estão muito abaixo do normal para esta época.
As autoridades e a população precisam se preparar para amenizar os riscos do frio intenso à população vulnerável.