Janeiro de 2019: mais seco e quente

Desde a última semana de Dezembro vem se observando uma mudança dos padrões, com temperaturas elevadas e chuvas irregulares em boa parte do Brasil. Será que o mês de Janeiro se manterá assim?

Os modelos vem mostrando a influência das oscilações Antártica e de Madden-Julian, bem como a do El Niño para o mês de Janeiro.

O verão vem se mostrando quente em todo o Brasil, com destaque para a Região Sul, onde as temperaturas e a sensação de calor têm sido as maiores registradas em todo o país. Em relação às chuvas, o que se observa é um cenário diferente do ocorrido na segunda quinzena de Dezembro, com chuvas irregulares na porção mais central e mais concentradas nos extremos norte e sul do país. Mas como será o mês de Janeiro? Será que esse padrão irá continuar?

O que está influenciando o clima?

Antes de falar de um prognóstico para Janeiro, é necessário entender o que está influenciando e o que irá influenciar o clima no mês. Esse padrão mais quente e seco no Centro-Sul do país vem sendo influenciado pelas oscilações Antártica e de Madden-Julian, que ora favorecem chuvas no Sul, ora favorecem chuvas no Norte do país, respectivamente.

Mas e o El Niño? O El Niño, ou melhor, a região do Pacífico Equatorial, passará a influenciar no clima no Brasil apenas a partir da segunda metade de Janeiro, uma vez que para sentir os efeitos dessa região são necessários 3 meses de temperaturas acima 0,5°C, condição que vem ocorrendo desde meados de Outubro.

Assim, para a primeira quinzena de Janeiro, as condições meteorológicas serão regidas pelas oscilações Antártica e de Madden-Julian, que possuem previsibilidade de 15 a 30 dias. Já a segunda metade do mês, as oscilações continuam a influenciar, mas há a adição de um El Niño fraca intensidade.

O mês de Janeiro

A oscilação Antártica favorecerá uma condição mais seca para o Centro-Sul, no entanto as chuvas se manterão frequentes no Rio Grande do Sul, uma vez que os sistemas frontais não conseguirão avançar e levar umidade para as áreas mais centrais do Brasil. O que proporciona um aumento das temperaturas. Essa condição se mantém até pelo menos o dia 20 de Janeiro, trazendo potencial para ocorrência de veranico.

Anomalias de precipitação (mm) e da temperatura média (°C) para Janeiro do modelo NMME. Fonte: Tropical Tidbits.

Para a metade norte do país, somente o extremo norte receberá chuvas regulares na primeira quinzena do mês. As áreas mais ao sul, que englobam a Bahia, Goiás, Tocantins, sudeste do Pará, leste do Mato Grosso e metade sul dos estados do Maranhão e do Piauí, terão chuvas irregulares durante o mês, devido a condições desfavoráveis de Madden-Julian, proporcionando um período mais seco e quente de 15 a 20 dias.

O retorno das chuvas para o Brasil Central ocorrerá mais para o fim do mês, sendo Fevereiro com chuvas mais regulares, porém os volumes ainda se mostram abaixo do esperado.