Intenso fluxo de umidade da Amazônia aumenta o risco tempestades severas para SC, PR, MS e SP já nesta sexta, 12
Um rio atmosférico transporta umidade do sul da Amazônia em direção ao centro-sul do Brasil, trazendo chuvas intensas e riscos de tempestades para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nos próximos dias.

Um rio atmosférico está se estabelecendo na faixa central do Brasil, exatamente sobre os resquícios da frente fria associada ao ciclone extratropical que afetou o tempo no Brasil ao longo desta semana.
Já nos próximos dias, o fenômeno será capaz de alimentar tempestades intensas, ocasionando transtornos para a população em estados como Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Tempestades se iniciam nesta sexta-feira
No início da sexta-feira (12), o canal de umidade trará pancadas de chuva intensas para o sul do Mato Grosso do Sul, o oeste do Paraná e de Santa Catarina, e o oeste e norte de São Paulo. As tempestades continuarão ao longo da tarde e da noite, e não se descarta a possibilidade de queda de granizo no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

Até o fim da sexta-feira, os acumulados de chuva no extremo oeste do Paraná e de Santa Catarina - Especialmente nos arredores da Cidade do Leste - podem chegar a valores próximos de 170 mm, o que pode ocasionar grandes alagamentos, enchentes de rios e deslizamentos de terra na região.
Ao longo do sábado (13), o rio atmosférico ganhará intensidade e pancadas de chuva devem atingir todo o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo, especialmente durante a tarde e a noite - Atingindo inclusive as capitais Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Campo Grande.

Ao longo do domingo (14), este rio atmosférico continuará trazendo condições para chuvas fortes e tempo severo nos quatro estados mencionados, mas especialmente São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ainda assim, ao total, o estado mais afetado será o Paraná, onde os acumulados totais podem chegar a 200 mm em diversos municípios.
Como é possível observar na imagem abaixo, índices como o Extreme Weather Index (EFI) do modelo europeu ECMWF ainda corroboram a ocorrência de eventos extremos de precipitação sobre o Paraná entre a sexta-feira, o sábado e o domingo.

Mas não são só os municípios paranaenses que registrarão acumulados tão altos assim. O sul do Mato Grosso do Sul, o oeste de Santa Catarina e o oeste de São Paulo também serão severamente afetados pelas chuvas, com acumulados que também podem chegar perto dos 200 mm totais.
Além disso, previsões indicam que o rio atmosférico também será capaz de causar pancadas de chuva localizadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso ao longo deste final de semana, embora os acumulados não sejam tão altos assim nestes estados - chegando a no máximo 70 mm totais.