Intenso rio atmosférico traz risco de tempestades para 3 estados do centro-sul nesta sexta e sábado

Um intenso fluxo de umidade da Região Norte em direção ao centro-sul do Brasil vai trazer chuvas intensas e riscos de tempestades para o Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná entre a sexta-feira e o sábado. Veja aqui os detalhes.

Canal de umidade desde a Região Norte do Brasil vai reforçar as chuvas e aumentar o risco de tempestades em alguns estados do centro-sul do Brasil entre a sexta-feira e o sábado.

O ciclone extratropical que neste momento está influenciando as condições do tempo no centro-sul do Brasil já começa a se afastar mais do continente, e vai deixar de afetar essa região nos próximos dias.

Contudo, o destaque depois disso é para um rio atmosférico que se estabelece na faixa central do Brasil entre a sexta-feira (12) e o sábado (13), reforçando as condições para chuvas intensas e tempestades nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Um rio atmosférico é um longo corredor de vapor d’água concentrado na atmosfera, que transporta umidade de regiões tropicais para latitudes mais altas, favorecendo a ocorrência de chuvas. Uma observação: trata-se de um fluxo concentrado de umidade invisível, e não um rio físico.

Há possibilidade de queda de granizo e transtornos à população como alagamentos pelas chuvas localmente intensas em um curto intervalo de tempo. Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão do tempo para essas regiões.

Sexta-feira com estabelecimento do corredor de umidade

Na manhã de sexta-feira (12), o tempo começa com muita nebulosidade, e o canal de umidade já favorece a ocorrência de chuvas de até forte intensidade no Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo e no Paraná, especialmente no centro-oeste paranaense, as quais podem vir acompanhadas por temporais.

Ao longo da tarde, o tempo continua bem encoberto nesses estados, as instabilidades aumentam e as chuvas se tornam mais abrangentes. E ainda há riscos de tempestades isoladas, especialmente no leste mineiro e interior de São Paulo.

Previsão de densidade de raios para sexta-feira (12) à tarde (13h), segundo o modelo europeu ECMWF, destacando as áreas com risco de tempestades.

No período da noite, as chuvas ficam mais concentradas no Mato Grosso do Sul e no Paraná, ocorrendo de forma mais intensa e com risco de fortes tempestades no sul e no sudoeste mato-grossense.

E ao longo da sexta-feira (12) não se descarta a possibilidade de queda de granizo no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

Fim de semana com intensificação do rio atmosférico

O fim de semana ainda terá céu com muita nebulosidade no centro-sul do Brasil, e o rio atmosférico ganha força, contribuindo para a ocorrência de chuvas mais intensas.

Na manhã do sábado (13) já começa com chuvas intensas em todo o Paraná, que podem ocorrer em forma de pancadas e com trovoadas especialmente no oeste do estado. No Mato Grosso do Sul, as chuvas serão mais intensas e com tempestades em áreas do norte e do sul do estado. Em São Paulo, neste período são esperadas chuvas mais fracas em todo o estado.

Previsão de precipitação (em mm) para sábado (13) à tarde (14h), segundo o modelo europeu ECMWF.

A partir da tarde, as instabilidades aumentam e ocorrem pancadas de chuva com risco de tempestades em todo o Paraná, no Mato Grosso do Sul, São Paulo, incluindo a capital paulista, e também no sul de Goiás e sul do Mato Grosso.

E ao longo deste sábado (13), ainda há possibilidade de eventual queda de granizo no centro-norte do Paraná e em São Paulo.

Ao longo do domingo (14), o fluxo do corredor de umidade ainda trará condições para chuvas fortes e temporais nos três estados, especialmente no centro-norte do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul e em grande parte de São Paulo. E ainda há chances de queda de granizo de forma mais isolada em localidades no oeste paranaense e no extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Previsão de precipitação acumulada (em mm) até a noite (21h) de domingo (14), segundo o modelo europeu ECMWF.

Com o aporte de umidade para essa região central do Brasil, favorecendo a ocorrência de chuvas volumosas e intensas, os acumulados de precipitação ficam muito elevados até a noite do domingo (14).

São esperados volumes de chuva entre 100 mm e 150 mm no centro-sul do Mato Grosso do Sul, contudo, o destaque fica para o Paraná. Serão registrados acumulados acima dos 120 mm em grande parte do estado paranaense, e chegando em torno dos 200 mm na faixa oeste do estado.