Intensa mudança do tempo no Brasil acontece neste fim de semana; veja o que esperar

O jato de baixos níveis da América do Sul vai transportar calor e grande quantidade de umidade da Amazônia em direção ao sul do continente. Essa combinação de calor e umidade, somado ao contraste térmico da frente fria, cria o ambiente perfeito para a formação de tempestades severas e chuvas intensas.

A primeira frente fria da segunda quinzena de novembro será intensa, com tempestades severas, chuvas extremas e rajadas de vento no centro-sul.
A primeira frente fria da segunda quinzena de novembro será intensa, com tempestades severas, chuvas extremas e rajadas de vento no centro-sul.

A frente fria que irá cruzar o Brasil no início da segunda quinzena de novembro vem deixando diversos alertas meteorológicos em vigor, mesmo que, desta vez, o ciclone extratropical não se forme sobre o continente, e sim sobre o oceano.

A atuação do jato de baixos níveis da América do Sul - uma corrente de ventos intensos que transporta calor e umidade da Amazônia em direção ao sul do continente - irá favorecer deixar a atmosfera instável ao longo do seu trajeto.

O contraste térmico entre a chegada de uma intensa massa de ar frio a esse ambiente quente e instável, irá causar uma grande mudança no tempo, com risco de tempestades severas, chuvas intensas e rajadas de vento em pelo menos oito estados. Confira, a seguir, os detalhes da previsão.

Alerta de tempestades intensas

Entre domingo (16) e segunda-feira (17) a frente fria irá cruzar o centro-sul do Brasil, encontrando um ambiente quente e instável. O contraste térmico proporcionado pela chegada da massa de ar frio favorece que o ar quente e úmido seja levantado na atmosfera de uma forma vigorosa, formando nuvens verticalmente intensas, com conteúdo de gelo (granizo), associadas com correntes de vento intensas, alta densidade de raios e chuvas fortes.

Nestes dois dias, tempestades relacionadas ao avanço do sistema frontal estão previstas para 8 estados:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • Mato Grosso do Sul
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro

Na Região Sul, as tempestades podem começar entre a madrugada e o amanhecer do domingo (16). No Rio Grande do Sul as tempestades serão severas e as chuvas intensas. Há condições para ocorrência de granizo em todo o estado, especialmente na região Oeste, Noroeste, Campanha, Sul e Centro.

Previsão de tempestades (esquerda) e chuvas intensas (direita) na manhã de domingo (16), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades (esquerda) e chuvas intensas (direita) na manhã de domingo (16), de acordo com o ECMWF.

A partir da tarde de domingo (16) a frente alcançará Santa Catarina e o Paraná, e as tempestades se espalham por toda a Região Sul. O escoamento da atmosfera relacionado à frente fria irá organizar tempestades em outras áreas do centro-sul do país, incluindo Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Entre o fim do domingo (16) e a segunda-feira (17) as tempestades ganham força principalmente sobre o Mato Grosso do Sul - podendo alcançar também parte do Mato Grosso - e o Noroeste do Paraná.

Esta região está sob alerta para chuvas extremas ao longo da segunda-feira (17). Até o final da segunda, as tempestades relacionadas à frente fria alcançam o Sudeste, com alerta para sistemas mais intensos em Minas Gerais.

Alerta de chuvas extremas

O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF para a precipitação é utilizado para realçar áreas onde a previsão de chuva diária diária foge - e muito - do que normalmente acontece em determinada região.

Na segunda-feira (17), o EFI está disparado em uma área que abrange desde o sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Paraná, indicando que as chuvas serão extremas.

EFI do ECMWF para a precipitação nesta segunda-feira (17). Créditos: ECMWF.
EFI do ECMWF para a precipitação nesta segunda-feira (17). Créditos: ECMWF.

De fato, a precipitação nesta área será favorecida, principalmente, por um rio atmosférico (enorme quantidade de vapor d’água transportada pelo jato de baixos níveis), fortalecido sobre a região. As chuvas, relacionadas principalmente a tempestades, serão intensas sobre a região desde o fim do domingo (17), e só devem cessar no final da tarde de segunda-feira (17).

Previsão de chuvas intensas nesta segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuvas intensas nesta segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.

Os maiores acumulados de chuva, até o fim da segunda-feira (17), serão no Mato Grosso do Sul, podendo se aproximar dos 200 mm e causar transtornos como alagamentos e inundações.

Previsão de chuva acumulada até o final de segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva acumulada até o final de segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.

Pontualmente a chuva pode se aproximar ou ultrapassar 100 mm em áreas de Santa Catarina, Paraná (atenção especial para a Região Metropolitana de Curitiba) e interior de São Paulo, inspirando atenção das autoridades e da população.

Alerta para rajadas de vento intensas

O terceiro alerta meteorológico relacionado à intensa frente fria da segunda quinzena de novembro é para rajadas intensas de vento. O alerta é válido tanto para domingo (16) quanto para segunda (17).

Aqui, novamente utilizamos o EFI do ECMWF, agora aplicado a rajadas de vento. Os mapas abaixo destacam regiões onde as rajadas serão muito diferentes do habitual, classificadas como ‘incomuns a extremas’.

EFI do ECMWF para rajadas de vento no domingo (16) e segunda-feira (17). Créditos: ECMWF.
EFI do ECMWF para rajadas de vento no domingo (16) e segunda-feira (17). Créditos: ECMWF.

No domingo (16) as rajadas de vento serão mais intensas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (área afetada pelos tornados) e Mato Grosso do Sul. Os maiores valores serão da ordem de 50 a 80 km/h.

Na segunda-feira (17), as rajadas intensas se espalham pelo Brasil Central e Região Sudeste, podendo alcançar valores acima de 80 km/h e se aproximar dos 100 km/h, pontualmente. Na Região Metropolitana de São Paulo os valores máximos de rajadas de vento serão da ordem de 70 km/h.

Previsão de rajadas de vento na segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.
Previsão de rajadas de vento na segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.

Rajadas de vento desta magnitude têm potencial de causar danos estruturais significativos em telhados, fachadas, redes elétricas, além da queda de galhos e árvores.

O impacto das rajadas de vento depende de onde elas ocorrem: em cidades e grandes centros urbanos, onde há maior número de pessoas e estruturas vulneráveis aos ventos, rajadas de 70 km/h podem ter mais impacto do que 100 km/h no campo.