Frente fria pode causar eventos extremos em 8 estados no domingo (16) e na segunda (17); confira

O início da segunda quinzena de novembro no Brasil será agitado e alertas para eventos extremos de tempestades, de chuvas intensas e de rajadas de vento. Há risco potencial à população.

Nova frente fria irá cruzar o centro-sul do Brasil a partir de domingo (16). Créditos: Adobe/Agência Brasil.
Nova frente fria irá cruzar o centro-sul do Brasil a partir de domingo (16). Créditos: Adobe/Agência Brasil.

A primeira frente fria da segunda quinzena de novembro, prevista para cruzar o centro-sul do Brasil entre domingo (16) e segunda-feira (17) tem potencial de causar eventos extremos em, pelo menos, oito estados. Os eventos extremos são:

  • Tempestades intensas, com potencial elevado de granizo no Rio Grande do Sul
  • Chuvas extremas entre as regiões Centro-Oeste e Sul, especialmente sobre o Mato Grosso do Sul
  • Rajadas de vento intensas no Sul, Centro-Oeste e Sudeste

Esta frente fria está associada a um ciclone extratropical que está previsto para se formar no próximo domingo (16) no Oceano Atlântico, a leste do Uruguai e Rio Grande do Sul. Os estados sob alertas são:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • Mato Grosso do Sul
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro

Confira a seguir os alertas, com base nas previsões atualizadas do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF.

Domingo: tempo severo no Sul e Centro-Oeste

A atuação do jato de baixos níveis da América do Sul - núcleo intenso de vento - irá transportar calor e umidade (rio atmosférico) da região amazônica em direção ao ciclone. A adição de calor e umidade sobre uma região instabiliza a atmosfera, e a chegada da frente fria serve como um gatilho para o disparo de tempestades vigorosas.

Entre a madrugada e o período da manhã de domingo (16), tempestades estão previstas para o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná (região destruída por tornados no último dia 7) e também o sudoeste Mato Grosso do Sul.

Previsão de tempestades no domingo (16), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades no domingo (16), de acordo com o ECMWF.

O escoamento da atmosfera, favorecido pelo ciclone, também vai organizar tempestades sobre o Sul de Goiânia e região Sudeste durante a tarde, principalmente Minas Gerais, São Paulo, mas também no Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo, além da metade leste da Região Sul.

potencial para formação de granizo (um indicador de severidade), principalmente sobre o Rio Grande do Sul e entre o Noroeste do Paraná e Sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Nuvens com conteúdo de gelo estão associadas com correntes intensas de vento, muitos raios e chuva intensa em intervalos curtos de tempo, o que pode causar danos em superfície. As rajadas de vento serão da ordem dos 50 a 80 km/h.

Segunda-feira: chuvas extremas e rajadas intensas de vento

Conforme a frente fria avança em direção ao Centro-Oeste e Sudeste do Brasil na segunda-feira (17), há alerta de chuvas extremas entre o Mato Grosso do Sul e o Norte do Paraná. Alerta de rajadas de vento incomuns a extremas também estão previstas para uma área que abrange as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Essas condições são ressaltadas nos mapas abaixo, através do índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF, e estão relacionadas a ocorrência de tempestades intensas, com potencial de causar danos à população e infraestruturas.

EFI do ECMWF para precipitação (esquerda) e rajadas de vento (direita) na segunda-feira (17). Créditos: ECMWF.
EFI do ECMWF para precipitação (esquerda) e rajadas de vento (direita) na segunda-feira (17). Créditos: ECMWF.

De ontem para hoje, o ECMWF reforçou o alerta de chuvas extremas entre o Mato Grosso do Sul e o noroeste do Paraná. As chuvas nesta região terão um grande suporte do rio atmosférico, que estará fortalecido na segunda-feira (17).

Previsão de rio atmosférico na segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.
Previsão de rio atmosférico na segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.

Já as rajadas de vento ao longo da segunda-feira (17) podem alcançar valores entre 80 e 100 km/h, principalmente no Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Rajadas de vento desta magnitude têm potencial de causar danos estruturais significativos em telhados, fachadas, redes elétricas, além da queda de galhos e árvores.

Previsão de rajadas de vento na segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.
Previsão de rajadas de vento na segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.

Os acumulados de chuva previstos até o final da segunda-feira (17) serão significativos principalmente na faixa oeste do Mato Grosso do Sul, e podem se aproximar dos 200 mm. Pontualmente, a precipitação também pode alcançar 100 mm em áreas do Paraná e Santa Catarina.

Previsão de chuva acumulada até o final da segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva acumulada até o final da segunda-feira (17), de acordo com o ECMWF.

A população e as autoridades precisam estar em alerta para conter os danos potenciais relacionados às tempestades, chuvas e rajadas de vento. Evite áreas abertas durante a ocorrência de tempestades, nunca atravesse uma área alagada ou se abrigue embaixo de árvores e estruturas que podem cair com o vento. Esta previsão está sujeita a atualizações, continue acompanhando.