Intensa formação de ciclone pode atingir 5 estados do centro-sul do Brasil nesta semana

Chuvas intensas, riscos de tempestades severas e queda de granizo podem ocorrer nesta semana no centro-sul do Brasil. Novo ciclone se forma a partir desta sexta-feira e deixa estados em alerta.

Chuvas intensas, tempestades severas podem provocar transtornos nesta semana.
Chuvas intensas, tempestades severas podem provocar transtornos nesta semana. Foto: Matheus Piccini/Fotoarena/Estadão..

A primeira semana de novembro se encerra com a formação de um ciclone intenso na Região Sul do Brasil. O sistema dará seus primeiros sinais nesta sexta-feira (7) com o aprofundamento de uma baixa pressão que vai gerar instabilidades atmosféricas nas primeiras horas do dia.

A previsão indica grandes acumulados de precipitação no final da semana, com volumes que superam os 100 mm em menos de 24 horas. Os estados do centro-sul ficam em alerta, pois há riscos de granizo, tempestades severas e fortes rajadas de vento.

Confira mais informações e detalhes da formação deste ciclone e as regiões atingidas pelo sistema.

Intenso ciclone se forma no final da semana

Um intenso ciclone começa a se formar no decorrer desta sexta-feira (7) sobre o Sul do Brasil, avançando gradualmente pelo país ao longo do dia e durante o sábado (8). O sistema é resultado da combinação entre forte instabilidade atmosférica e o suporte de um canal de umidade proveniente do Norte do país.

Transporte de umidade vindo da Amazônia auxiliam na intensificação do ciclone.
Transporte de umidade vindo da Amazônia auxiliam na intensificação do ciclone.

A presença do corredor úmido fornece a energia necessária para manter e intensificar o ciclone, o que pode provocar condições severas de tempo em diferentes localidades da região.

Haverá também a influência dos jatos de altos níveis, que favorecem a divergência do ar nas altitudes superiores. Enquanto que, nas camadas mais próximas da superfície ocorre a convergência de ar úmido, criando um cenário propício para o desenvolvimento de tempestades.

Jatos em altos níveis promovem a divergência nas camadas mais altas da atmosfera.
Jatos em altos níveis promovem a divergência nas camadas mais altas da atmosfera, enquanto que na superfície há convergência e formação de nuvens carregadas.

Ao longo do avanço do sistema, cinco estados do centro-sul do Brasil podem ser afetados pelas chuvas entre sexta (7) e sábado (8). Confira a lista:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Mato Grosso do Sul

A tendência é de que as áreas de instabilidade se espalhem ao longo do dia, atingindo também o Paraná e parte do Mato Grosso do Sul, com risco de chuvas intensas, tempestades severas acompanhadas de descargas elétricas, fortes trovoadas e rajadas de vento.

Risco de tempo severo na Região Sul nesta sexta

Nas primeiras horas da sexta-feira (7), o modelo indica que há previsão de chuvas intensas sobre o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. As chuvas virão acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas, com potencial para causar transtornos.

Densidade de raios indicam áreas propícias a tempestades na manhã desta sexta (7).
Densidade de raios indicam áreas propícias a tempestades na manhã desta sexta (7), de acordo com o modelo ECMWF.

E a situação ainda pode piorar à medida que o ciclone ganha força ao longo da sexta-feira (7). Durante a tarde e noite, estão previstas rajadas de vento superiores a 95 km/h na região metropolitana de Porto Alegre/RS. As fortes rajadas não se concentram apenas no estado gaúcho.

Em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, as rajadas atingem os estados com velocidades superiores a 60 km/h, podendo provocar queda de árvores e galhos, além de danos às construções. E junto dos fortes ventos, os riscos de chuvas intensas também aumentam.

Precipitação prevista para a tarde de sexta-feira (7).
Precipitação prevista para a tarde de sexta-feira (7).

A faixa entre Porto Alegre/RS e Horizontina (noroeste do estado) tem previsão de tempestade severa na tarde desta sexta-feira (7), com descargas elétricas e potencial para queda de granizo.

Algumas regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul vão registrar chuvas isoladas na tarde de sexta-feira. Em São Paulo, o tempo fica fechado durante todo o dia e, no oeste do estado, os ventos chegam a 50 km/h.

No sábado as chuvas diminuem, mas alertas continuam

As chuvas intensas continuam atuando sobre o Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina na madrugada e manhã de sábado (8). A precipitação terá forte intensidade e, com o solo saturado, podem ocorrer diversos transtornos, além de rajadas de vento superiores a 100 km/h atingindo o litoral sul catarinense.

Rajadas de vento previstas para a manhã deste sábado (8).
Rajadas de vento previstas para a manhã deste sábado (8).

Ao longo do dia, o ciclone se afasta do continente, mas sua frente fria segue atuando sobre outras áreas do Brasil. Desta vez, as chuvas fortes atingem o Paraná, Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo. Esses estados ficam em alerta, pois há chances de tempestades isoladas em vários municípios. O tempo permanece encoberto durante todo o dia.

Os volumes previstos de precipitação são muito elevados e há potencial para grandes transtornos. Até o sábado (8) o acumulado de chuva desta semana supera os 200 mm com mais de 50% do volume total previsto concentrado entre sexta-feira (7) e sábado (8), onde ultrapassa 100 mm em diversos pontos do Rio Grande do Sul, estado mais atingido pelas chuvas.

Precipitação acumulada ao longo da semana, mostra volumes superiores a 200 mm no RS.
Precipitação acumulada ao longo da semana, mostra volumes superiores a 200 mm no RS.

Outros estados também terão chuvas volumosas. Em Santa Catarina, a atenção se volta para a Serra Catarinense, onde o acumulado previsto é próximo de 70 mm. No Paraná e no Mato Grosso do Sul, os maiores volumes devem ocorrer próximos à divisa entre os estados, também superando os 70 mm.