Clima de deserto no Brasil: INMET emite avisos de umidade extremamente baixa para 911 municípios de 11 estados

Ao longo da semana, a porção central do país registrará temperaturas extremamente altas e umidades relativas extremamente baixas - chegando a níveis próximos aos do Deserto do Saara.

Mangueira em um quintal com solo extremamente seco.
Temperaturas altas e umidades relativas extremamente baixas (similares a de desertos) serão registradas no centro do Brasil ao longo desta semana.

Ao longo desta semana, uma frente fria associada a uma intensa massa de ar frio estão avançando pelo sul do país, trazendo chuvas e fazendo as temperaturas caírem bastante em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Por outro lado, no entanto, grande parte do centro-norte do país segue registrando temperaturas muito altas e umidades relativas extremamente baixas, em condições muito próximas e/ou similares às registradas em desertos como o Saara.

Calor e tempo seco de deserto atingem o país

Graças à presença de uma massa estável de ar quente e uma região de alta pressão na porção central do país, previsões indicam que, ao longo dos próximos dias, as temperaturas atingirão valores altíssimos, chegando a 40°C em alguns municípios da porção central do país.

Previsão de temperaturas na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de temperaturas na sexta-feira durante a tarde mostra que diversos municípios da porção central do país registrarão um calor muito intenso, com temperaturas de até 40°C.

Junto ao calor, as previsões indicam que predomina um tempo extremamente seco nesta mesma região, devido à ausência de fluxos e umidade ou de sistemas que sejam capazes de trazer chuvas para a porção central do país.

Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já emitiu alertas de baixa umidade relativa para 911 municípios em 11 estados do país. Há risco de incêndios florestais e complicação de problemas de saúde.

Com isso, as umidades relativas chegarão a valores extremamente baixos em praticamente toda a porção central do país, que podem trazer transtornos para a população até a sexta-feira (08).

Área de abrangência do alerta de baixa umidade relativa emitido pelo INMET.
Área de abrangência do alerta de baixa umidade relativa, emitido pelo INMET nesta terça-feira. O alerta cobre, ao total, 11 estados e 911 municípios da região central do Brasil.

Entre as recomendações do INMET devido à baixa umidade relativa, estão:

  • Beber bastante líquidos.
  • Evitar desgaste físico nas horas mais secas do dia (início da tarde).
  • Evitas exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (início da tarde)
  • Em casos extremos, obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Embora o alerta do INMET preveja umidades relativas entre 30% e 20%, previsões da Meteored indicam possibilidade de valores ainda mais baixos ao longo desta semana. Na sexta-feira (08), por exemplo, as umidades relativas mínimas podem atingir valores de até 10%.

Previsão de umidades relativas na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de umidades relativas na sexta-feira durante a tarde mostra que diversos municípios da porção central do país registrarão um tempo extremamente seco, com valores baixíssimos de até 10%.

Num geral, umidades relativas abaixo de 30% já configuram cenários de atenção, onde se deve tomar precauções para evitar problemas de saúde. Mas estes valores de umidade relativa são tão baixos que atingem níveis similares aos do deserto do Saara, onde a umidade relativa média costuma variar entre 14% e 20% ao longo do dia.

A situação meteorológica permanece até sábado (09), quando uma frente fria muito abrangente avançará pelo país trazendo umidades e temperaturas mais baixas para muitos dos estados que estão sendo atingidos pelo calor e pelo tempo seco.