Duas massas de ar frio chegam ao Brasil nesta semana; veja o que esperar

Duas massas de ar frio vão atingir o Brasil esta semana, trazendo uma queda de temperaturas abrangente que será sentida na maior parte do país - inclusive estados pouco afetados por fenômenos deste tipo.

Geada registrada em Itatiaia.
Duas massas de ar frio atingirão o Brasil esta semana, trazendo uma queda de temperaturas abrangente que será sentida na maior parte do país. Há risco de geadas abrangentes.

Uma frente fria está atuando, neste momento, sobre a região Sul do Brasil. Conforme ela avança pelo país nos próximos dias, chegando ao sudeste, uma massa de ar frio também avançará, fazendo as temperaturas caírem ainda mais.

Essa massa de ar frio já atua no Rio Grande do sul nesta segunda-feira (04), mas chega também a Santa Catarina, Paraná, parte do Sudeste e do Centro-Oeste a partir da terça-feira. Confira a seguir mais detalhes da previsão.

Primeira massa de ar frio já está atuando no Brasil

Na terça-feira (05), a nebulosidade formada pela frente fria e a massa de ar frio ajudam a fazer as temperaturas caírem em diversos estados do Brasil. Praticamente toda a região Sul será afetada, assim como São Paulo, sul do Rio de Janeiro, e Mato Grosso do Sul.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na terça-feira durante a tarde.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na terça-feira durante a tarde mostra abrangência do ar frio sobre o país, que afeta desde o sul e o sudeste até o centro-oeste e o norte.

Em menor intensidade, a massa de ar frio ainda atinge o sul e oeste do Mato Grosso, e até mesmo alguns estados da região norte - como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas, configurando mais um episódio de friagem na região.

Na madrugada da quarta-feira (06), há risco de geadas pontuais no Rio Grande do Sul e na região serrana de Santa Catarina - situação que se mantém também ao longo da madrugada de quinta-feira (07).

Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira (06) durante o início da manhã.
Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira (06) durante o início da manhã mostra que há condições para formação de geadas pontuais no Rio Grande do Sul e na serra de Santa Catarina.

Sendo assim, embora essa massa de ar frio faça as temperaturas caírem ligeiramente no país, ela não causará frio extremo em nenhum estado. A segunda massa de ar frio, no entanto, promete causar efeitos mais intensos.

Segunda massa de ar frio penetra no país sexta-feira

A partir da sexta-feira (08), uma nova frente fria avançará pelo país e trará uma queda das temperaturas mais abrangente. A massa de ar frio fará as temperaturas caírem ainda mais na região Sul e no Sudeste (especialmente São Paulo, mas chegando também a parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e, posteriormente, Espírito Santo).

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no sábado durante a tarde.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no sábado durante a tarde mostra a imensa abrangência da massa de ar frio, que fará as temperaturas caírem em grande parte do país.

Como é possível perceber na imagem acima, no entanto, a abrangência de atuação dessa massa de ar frio será imensa. Ela também fará as temperaturas caírem em todo o Centro-Oeste (inclusive Goiás até a altura do Distrito Federal e todo o Mato Grosso), além de causar leves quedas da temperatura em praticamente toda a região Norte.

Na madrugada do sábado (09) e do domingo (10), há possibilidade de geadas mais abrangentes. Em toda a região Sul, as temperaturas ficarão próximas dos 0°C. As temperaturas também caem de maneira expressiva em São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul no domingo, podendo ocasionar geadas pontuais nestes estados.

Com a atuação desta segunda massa de ar frio, portanto, o próximo fim de semana promete ser mais frio que o normal em uma porção gigantesca do Brasil, fazendo com que a primeira quinzena de Agosto permaneça com temperaturas mais frias no país.